terça-feira, junho 20

JANTAR DE EXTINÇÃO DO MES - GALVÃO TELES E CÉSAR DE OLIVEIRA

Posted by Picasa Fotografia de António Pais
(Clique na fotografia para ampliar)

José Manuel Galvão Teles e César de Oliveira

Nesta fotografia o César canta (ou discursa?) sob a benévola aquiescência do José Manuel. Dois pesos pesados do MES originário que haveriam de sair dele em momentos diferentes. Galvão Teles logo na primeira leva, aquando do I Congresso, em Dezembro de 1974, com o chamado grupo de Jorge Sampaio, para constituir o GIS (Grupo de Intervenção Socialista) e César de Oliveira, posteriormente, para aderir ao MSU (Movimento de Unidade Socialista), à “Fraternidade Operária” e, finalmente, à UEDS, de Lopes Cardoso. Todos, por fim, acabariam por aderir ao PS.

O César de Oliveira era uma figura peculiar por associar um perfil de académico, com obra de mérito reconhecido, ao de “homem do povo”. Lembro-me das suas fúrias tremendas no seio de debates acalorados, batendo com a porta e saindo da sala para, logo de seguida, voltar a entrar. Da sua áurea de “historiador do movimento operário” e o que essa condição representava para os nossos sonhos de jovens aprendizes de revolucionários numa época em que pensávamos ser possível transformar o mundo.

Curiosamente ainda não há muito tempo veio a descobrir-se, através de uma convocatória do Tribunal Constitucional, que o MES, afinal, não tinha sido formalmente extinto. Foi um momento de perplexidade, em particular, para o Nuno Teotónio Pereira que, como primeiro subscritor do processo da constituição do partido, recebeu a dita convocatória.

Deve ter sido o José Manuel Galvão Teles a desembrulhar o imbróglio no qual não estivemos sozinhos pois, ao que parece, o Nuno se encontrou no Tribunal com Magalhães Mota que andava ao mesmo mas pela parte da ASDI (Associação Social Democrata Independente – é assim?).

Ainda houve, no meio deste episódio pitoresco quem se tivesse enxofrado argumentando que o Nuno não tinha nada de “dar baixa” do partido sem antes convocar uma assembleia-geral ou assembleia com poderes para o acto. “Dar cabo” de um Partido dá mais trabalho do que parece!

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro EDUARDO,
Viva.
Sou contemporâneo desta geração académica da qual me orgulho muito. A minha participação na política situou-se apenas na periferia da comissão de moradores.Mas fiquei satisfeito de ter participado.Senti a pureza da Revolução de Abril na canção "Somos livres... somos livres de dizer...", na prestação sincera de Vasco Gonçalves,coadjuvada na dignidade de Salvador Allende e no retrato filmado de " Chove em Santiago".Mas tudo ruiu... e dessa esperança na madrugada nada resta. Lamentavelmente...JOÃO BRITO SOUSA

Anónimo disse...

Associação Social-Democrata Independente era a designação de uma associação cívica que mais tarde deu origem a um partido político - a verdadeira ASDI-Acção Social Democrata Independente. O episódio que relata deve ter a haver da ASDI-partido

Eduardo Graça disse...

Obrigado pela precisão. Tratava-se, certamente, da ASDI - Partido.

Anónimo disse...

best regards, nice info buy meridia online designer handbags at wholesale prices eclipse pocketed coil mattresses meridia newsletter Online associate degree nursing massachusetts Cheapest ionamin pill Life insurance policy deceased Honda crv roof racks buy meridia only 58 for 30 10mg pills