quinta-feira, agosto 17

BUSH E CAMUS


Esta imagem vem a propósito de uma curiosa notícia inserta no “Público” de ontem: Bush terá lido, nas férias, “O Estrangeiro”, de Camus, e terá gostado do que leu. O que mais me pode acontecer!

A minha leitura perversa da coisa é a seguinte: um conselheiro de Bush, mais versado na leitura dos clássicos, conhecendo a obra e a biografia de Camus, face à necessidade urgente de lançar sinais de aproximação com a Europa – Grã-Bretanha à parte – lembrou-se da obra de um autor que não pudesse ser incomodado pela razão simples de estar morto.

Tendo o dito conselheiro lido, na sua juventude, “O Estrangeiro” – obra consagrada, de autor nascido num país árabe, título sugestivo e tema oportuno, no contexto político actual - dela fez uma breve resenha que, na melhor das hipóteses, leu a Bush.

O conselheiro deve saber que Camus era um pacifista, que nunca defenderia as políticas de Bush, nem da actual liderança de Israel, nem do Hezbollah; que se colocaria, inevitavelmente, numa posição “impossível” de conciliação entre as partes em conflito; que sempre defenderia a coexistência pacífica de todas as raças e religiões sob o império da tolerância e da liberdade.

Como acabei de reler “A Queda” aconselharia ao tal conselheiro a preparação de uma resenha desta obra, a apresentar a Bush, na qual colocaria em destaque a seguinte passagem: "Quando se meditou muito sobre o homem, por ofício ou vocação, acontece-nos sentirmos nostalgia dos primatas. Esses ao menos não têm segundas intenções."

5 comentários:

Tinta Azul disse...

"En los Estados Unidos cualquiera puede llegar a la presidencia de la nación. Eso es lo que precisamente pasa."
Eduardo Mazo in Dan ganas de no morirse!

Anónimo disse...

Bush 'lendo' Camus? Só pode ser um disparate, heheh

Ed, tenho visto que você posta bastante sobre Camus. Vc tem lido muito ele? Faz algum estudo sobre ele? Ou é apenas apreciação da obra?

Gosto muito de Camus, quero ainda poder retornar a ler...

hfm disse...

Cosmética, meu amigo, cosmética!

Tinta Azul disse...

hfm, é caso para dizer: Bush põe Blush. Estava mais a vê-lo ler Paulo Coelho.

JPN disse...

Que pontaria com esse excerto,. Abraço