quarta-feira, agosto 30

CAMUS E A GUERRA CIVIL DE ESPANHA

Posted by Picasa Guernica (1937)

“…porquê a Espanha? Confesso que sinto uma certa vergonha da fazer tal pergunta em seu lugar. Porquê Guernica, Gabriel Marcel? Porquê este ponto de encontro onde, pela primeira vez, face a um mundo ainda adormecido no seu conforto e na sua moral miserável, Hitler Mussolini e Franco demonstraram a umas crianças o que era a técnica totalitária? Sim, porquê esse encontro que nos dizia respeito também a nós? Era a primeira vez que os homens da minha idade viam a injustiça triunfar na História. O sangue da inocência corria então no meio de um imenso palavreado farisaico que, de facto, ainda hoje continua. Porquê a Espanha? Porque poucos são os que não têm que lavar esse sangue das mãos. Sejam quais forem as razões do anticomunismo, e eu conheço algumas boas razões, nunca nós o poderemos aceitar se ele vai ao ponto de esquecer essa injustiça, que se perpetua com a cumplicidade dos nossos governos. Já declarei o mais alto possível a ideia que tenho dos campos de concentração russos. Mas não é isso que me fará esquecer Dachau, Buchenwald e a inominável agonia de milhões de homens, nem a hedionda repressão que dizimou a República Espanhola. Sim, apesar da comiseração dos nossos grandes políticos, tudo isso terá de ser denunciado em conjunto. E não perdoarei esta peste horrível ao Ocidente, só porque ela lavra no Leste em mais ampla extensão. Escreveu você que, para quem estiver bem informado, não é da Espanha que neste momento chegam as notícias mais capazes de desesperar os que prezam a dignidade humana. Está mal informado, Gabriel Marcel. Ainda ontem cinco opositores políticos foram, em Espanha, condenados à morte. Você, porém, cultivando o esquecimento, já se preparava para estar mal informado. Esquece-se que as primeiras armas da guerra totalitária foram ensopadas no sangue espanhol. Esquece-se de que, em 1936, um general rebelde sublevou, em nome de Cristo, um exército de Mouros, que lançou contra o governo legal da República Espanhola, fez triunfar uma causa injusta, depois de inexplicáveis massacres, e deu início a uma repressão atroz que durou dez anos e ainda não acabou. De facto, é verdade. Porquê a Espanha? Porque você e muitos outros perderam a memória.”

Albert Camus: “Porquê a Espanha” – Resposta a Gabriel Marcel, in “Combat”, Dezembro de 1948. – “Actualidades” – Contexto. (A propósito de duas passagens de um artigo de G M, publicado em “Les Nouvelles Littéraires”, criticando o facto da acção de “O Estado de Sítio” se situar em Espanha.)

A guerra civil de Espanha (1936/39) teve início no mês de Julho de 1936. Passam agora setenta anos. Este fragmento de “Porquê a Espanha?” é muito elucidativo das posições políticas de Camus. É também por isso que o escolhi sendo conhecida a sua militância, desde a juventude, em prol dos republicanos e a sua oposição, de toda a vida, à ditadura de Franco.

Foi o que o Joaquim Diabinho quis acentuar quando me enviou este link. Retribuo, pela minha parte, com este que contém muita matéria cinéfila.

3 comentários:

Joaquim Diabinho disse...

Obrigadoi, Eduardo Graça. Interessante o artigo sobre Mourir A Madrid, de Frédéric Rossif:a qualidade da narrativa e o propósito didáctico encaixam na perfeição á visão de fôlego de Rossif que dá um tratamento jornalistico do conflito.
Em jeito de adenda: "España Leal en Armas" é uma média metragem documental realizad por Buñuel nos inicios de 1937 que contou com a colaboração de Roman Karmen, um dos documentaristas soviéticos mais importantes, celebrizdo em "O Fascismo Vulgar", impiedoso retrato documenatl do nazismo. A reter também o célebre "L'Espoir - Sierra de Teruel", de André Malraux (estreado em Portugal no "verão quente")rodado durante o conflito e em zonas de combate.
Um Abraço,
JD

Anónimo disse...

Porto, 2006.08.31
Viva.
O texto de Camus – Resposta a Gabriel Marcel, foi escrito de raiva e é muito elucidativo das posições políticas de Camus, conhecida a sua militância desde a juventude, em prol dos republicanos e a sua oposição, de toda a vida, à ditadura de Franco, como diz o Ed.
Gostei desta frase:- “Era a primeira vez que os homens da minha idade viam a injustiça triunfar na História”

A História é um registo de acontecimentos relevantes na vida dos povos que nunca devia ser esquecida nem traída. A História é a estrada da verdade onde todos devíamos circular para aprender a sermos os homens autênticos que não somos. E é pena.
js

hfm disse...

Eduardo, obrigada pelo texto do Camus e pelas outras dicas.