domingo, agosto 6

FARO - AO LONGE A NEVE NOS MONTES

Posted by Picasa Fotografia de Tony
(Clicar na fotografia para aumentar)

Esta é uma imagem da cidade de Faro, vendo-se ao longe os montes brancos de neve, tomada – certamente - no dia 2 de Fevereiro de 1954, antes da carnificina urbanística que ainda se não tinha iniciado.

Na passagem do dia 1 para 2 de Fevereiro de 1954, ao contrário do calor destes dias, nevou a sul o que permitiu obter fotografias únicas da cidade de Faro como estes exemplares, de autoria de Matos Cartuxo (Tony), que agora se publicam .

Estas são imagens perfeitas do lugar da minha infância, uma cidade rectilínea, com a traça e os cheiros do sul, ostentando as fortes influências mediterrâneas e árabes que são uma marca distintiva das cidades do sul.

Faz bem exercitar a memória para acalentar esperança que seja possível defender uma política da cidade mais fiel aos valores da sua história fundadora e da cultura autêntica dos seus cidadãos.

[2 de 3 fotografias.]

3 comentários:

Anónimo disse...

Porto, 2006.08.10
Olá.
Sou desse tempo e foi dia grande esse, pois tivémos direito a passeio de estudo com a professora de Ciências, a Drª Conceição Sintra esposa do dr. Manuel da Silva, psiquiatra. Eu frequentava a Escola Comercial da cidade nessa altura e andava lá também o Matos Cartuxo que era do Curso Industrial (Montador Electricista). Aí vai um aló para ele, pois nunca mais o vi e outro para a irmã, Maria do Céu, parece-me, que foi da minha turma.
BS

Eduardo Graça disse...

Como esclareci num outro post, de facto, conforme me foi esclarecido o Matos Cartuxo - que conheci - não adoptava o pseudónimo de Tony. Tratavam-se de dois fotógrafos distintos.

Eduardo Graça disse...

Como esclareci num outro post, de facto, conforme me foi esclarecido o Matos Cartuxo - que conheci - não adoptava o pseudónimo de Tony. Tratavam-se de dois fotógrafos distintos.