domingo, agosto 6

FARO - NEVE NA "BAIXA"

Posted by Picasa Fotografia de Tony
(Clicar na fotografia para aumentar)

A baixa da cidade de Faro, em 2 de Fevereiro de 1954, mostrando os automóveis da época e resquícios de neve neles depositados .

É notável o facto de, nesta fotografia, ser visível um pormenor da cidade que se mantém, no essencial, intacta, como se o fotógrafo tivesse adivinhado o ângulo exacto para nos mostrar uma parte da cidade que perdurou. Um sinal de esperança.

A “baixa” da cidade era , nesta época, o seu coração económico e cultural que haveria de sofrer, ao longo do tempo, uma progressiva erosão. Um dos maiores atentados à identidade da cidade de Faro, como capital política e administrativa do Algarve, foi o facto de não ter sido adoptada, ao longo do tempo, uma política consequente de valorização da sua “baixa”.

Não se trata de defender o imobilismo mas de, à semelhança de tantas cidades médias por essa Europa fora, estabelecer um plano estratégico de desenvolvimento que tome a “baixa” como centro, preservado, no plano urbanístico, de onde irradiem, sem rupturas e intervenções grosseiras, iniciativas e investimentos modernizadores.

Alguém terá a coragem de encetar uma verdadeira requalificação da Faro – a partir da realidade actual – pondo termo à destruição da “baixa” e promovendo, de forma séria e consequente, o seu papel como âncora do desenvolvimento económico, social e cultural da cidade?

(Em colaboração com “A Defesa de Faro”)

1 comentário:

Eduardo Graça disse...

O meu amigo Luís Cunha colocou um comentário no "A Defesa de Faro" esclarecendo que o fotógrafo Tony não é um pseudónimo de Matos Cartuxo. Está feito o esclarecimento e, de facto, tem razão. Por iso a alteração das legendas.