domingo, agosto 6

POLÍTICA/MORAL

Posted by Picasa Imagem daqui

Ressonância de 6 de Agosto de 2004. O Dr. Pina Moura, ao que parece, sendo deputado da Nação, está exclusivamente dedicado aos negócios de “nuestros hermanos”.

Dois anos atrás opinava acerca da magna questão da ética na política. Desactivei o link para o seu artigo no Público, já inacessível, e linkei o post do dia anterior da série “Fragmentos de Leitura”. Mantenho e sublinho o que escrevi:

Que nem de propósito o Dr. Pina Moura opina hoje, no Público, planando sobre o tema do último excerto dos "Fragmentos de leitura". Para ele basta que haja uma "ética da lei". O que não admira pois é um burocrata da escola do comunismo antigo. Mas o problema é que a ética não é uma questão formal. O político ético não é o que está conforme a lei. É o que age conforme as suas convicções, é fiel aos seus compromissos, respeita os adversários e nutre compaixão pelos inimigos. Por todas as razões o político ético é uma realidade arqueológica. Tem para cima de duzentos anos. Tal como, por outras razões, o Dr. Pina Moura.

1 comentário:

José Manuel Dias disse...

Subscrevo este oportuníssimo post...
Cumps