sábado, fevereiro 3

HÉLDER GONÇALVES

Posted by PicasaFotografia de Hélder Gonçalves

O Hélder Gonçalves celebra hoje o seu cinquentenário. Ele é um daqueles casos de pessoa que associa a formação académica, numa área científica, com o gosto pela arte – neste caso – a fotografia.

Na festa de aniversário muitos dos seus amigos vão ficar surpreendidos pela pujança e modernidade da sua arte que, como em tantos outros casos, não alcança a notoriedade pública que bem merecia. Mas fica o que mais interessa: o prazer do autor na realização da obra e o dos amigos na sua contemplação.

Foi com fotografias de sua autoria que a imagem surgiu, pela primeira vez, neste blogue e, desta vez, vou publicar, até ao próximo dia 25 de Abril, além desta, algumas dezenas de fotografias de sua autoria ilustrando, na sua maior parte, os poemas que foram divulgados, em forma de panfletos, numa iniciativa designada por “A Poesia Está na Rua”.

Foi um projecto resultante de uma parceria entre o INATEL e a Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto, concretizado em 1999, e da qual falarei, com mais detalhe, num dos próximos dias.

Agora resta-me agradecer ao Hélder Gonçalves ter depositado nas minhas mãos a tarefa de divulgar as fotografias que hoje, além do mais, vão estar expostas na festa do seu aniversário. Parabéns.

Sem comentários: