quinta-feira, fevereiro 1

SIM

Posted by Picasa Fotografia de sophie thouvenin

"Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras 10 semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?"

SIM. SIM. SIM. SIM. SIM. SIM. SIM. SIM. SIM. SIM. SIM. SIM. SIM. SIM. SIM. SIM. SIM. SIM. SIM.

3 comentários:

Aldina Duarte disse...

Obrigada pelo seu notável empenho na campanha do SIM. E parabéns pela selecção dos vários "Sins" e das belissímas fotografais!

Até sempre!

Anónimo disse...

Meu caro Eduardo,
antes de mais, a minha saudação amiga.
Continuo a visitar com assiduidade o teu blogue - e, embora não concorde com todos os teus pontos de vista, reconheço a tua frontalidade e coerência, que me merecem respeito.

Quanto à questão do aborto, a minha opinião é contrária à tua... (teremos opinião contrária? quem sabe...?)

Sou, por convicção, adepto do não. Para mim, aborto será sempre crime - no sentido de que a vida humana (e a Ciência já demonstrou que a Vida se inicia na concepção) é o bem mais valioso e tem de ser preservado a todo o custo - e o atentado e ela é o ilícito mais grave.

Daqui que o aborto, sendo eliminação de uma vida humana, não possa deixar de ser considerado um crime.
Contudo, isto não significa inevitavelmente que a mulher que o pratica deva ser sempre condenada. Como em qualquer acto criminoso,pode haver circunstâncias atenuantes e desculpabilizantes, que atenuem ou excluam a ilicitude do acto.

Esta temática levar-nos-ia a grandes elocubrações, e haveria sempre argumentos a favor, quer de uma quer de outra posição.

A experiência do que já aconteceu em países onde o aborto foi liberalizado é que nos pode dizer da bondade ou não da medida.

E, ao que se está vendo, são as francesas, são as alemãs, são as italianas, são as americanas, etc. etc., que lutam pela revogação, ou, no mínimo, pela alteração, da lei do aborto.
Mesmo aqui ao lado, em Espanha, estatísticas oficiais recentes apresentam um número alarmante - aumento de 350% desde que foi legalizado!

Todos - adeptos do não ou do sim - o que queremos é mais protecção à Mulher e Mãe, e isso trará, como corolário lógico, uma sociedade mais fraterna e melhor estruturada, onde haverá melhores condições de vida para todos e mais paz social.

Como homem sensível, inteligente e culto que és, tenho a certeza de que o teor da notícia infra, não te vai deixar indiferente. É que, para além de considerandos de uma ou de outra ordem, consoante se defenda o NÃO ou o SIM, as experiências já feitas podem indicar-nos verdadeiramente em que se traduz na prática a legalização do aborto (mesmo com condicionantes) - e o que se poderá vir a passar em Portugal se caminharmos no sentido da aprovação legal ...

--------------------------------

EIS A NOTÍCIA:

"NÚMERO DE ABORTOS NA RÚSSIA É SUPERIOR AOS NASCIMENTOS"


"A Rússia foi o primeiro país do mundo a legalizar o aborto em 1924, por iniciativa do dirigente comunista Vladimir Lenine, com a “avançada” perspectiva de «emancipação da mulher».

Depois, o seu sucessor, o tirano Staline, proibiu a realização do aborto a pretexto da «protecção da saúde das mulheres soviéticas», proibição que durou até 1955, mas na realidade a proibição da IVG visava aumentar o número de nascimentos a fim de compensar os milhões de soviéticos que foram vítimas do regime comunista: pela fome, guerra, campos de concentração, assassinatos, e também por causa da II Guerra Mundial.

Segundo o historiador francês Stéphane Courtois e seus cinco colaboradores, o comunismo matou cerca de 100 milhões de pessoas (O Livro Negro do Comunismo, Ed. Bertrand Brasil, 3ª ed. , 2001.).As autoridades soviéticas proibiram desde 1934 a publicação das estatísticas sobre o número de abortos mas as autoridades de saúde russas admitem que a União Soviética ocupava o primeiro lugar do mundo.

O número de abortos legais na Rússia ultrapassa hoje o número de nascimentos, num país com uma das mais liberais legislações sobre o aborto. Estatísticas de 2005 indicam que o número de abortos em instituições médicas legais se situou entre os 1,7 e os 1,8 milhões.
No mesmo ano registaram-se entre 1,4 e 1,5 milhões de novos nascimentos.
Segundo a Lei sobre a Protecção da Saúde dos Cidadãos de 22 de Julho de 1993, praticamente não existem barreiras à realização de abortos na Rússia.

O aborto pode realizar-se até 12 semanas de gravidez a pedido da mãe, podendo esse prazo prolongar-se até às 22 semanas por «razões sociais», ou seja: «invalidez do marido, caso a mãe ou o pai se encontre na prisão, desemprego, divórcio durante a gravidez, falta de habitação».A lei permite ainda a Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG) a «mulheres com estatuto de refugiada, mães solteiras ou com mais de três filhos» ou «com meios de subsistência inferiores ao mínimo previsto por lei».

Esse prazo poderá ser dilatado em caso de «má formação do feto» e «violação». «Tendo em conta a facilidade com que no país se compra uma declaração das autoridades, não é difícil imaginar que basta o desejo da mulher ou do marido para que ela faça um aborto», declarou à agência Lusa uma enfermeira de um clínica de ginecologia de Moscovo.
Os dados falam por si. Numa altura em que a Rússia passa por uma grave crise demográfica (a sua população diminui, anualmente, em cerca de um milhão de habitantes), as autoridades não conseguem travar o aumento do número de abortos.

Nesse ritmo a população russa tende a desaparecer. As estatísticas de 1988 indicam que o número de abortos era superior ao de nascimentos à razão de 166 abortos para cada 100 nascimentos. Em 1992 a relação aumentou (225 abortos para 100 nascimentos).

"Em 1986 foram oficialmente realizados 7.116.000 abortos na URSS, tendo esse número subido para 7.265.000 em 1988», disse à Lusa Irina Siluanova, docente da Universidade Médica Estatal da Rússia. (Fonte:http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=260380 - 29-01-2007.
-------------------------------

Isto não te parece terrível e muito elucidativo?

Creio que dá muito que pensar...

Um abraço!

J.Guerreiro

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.