domingo, junho 27

Durão - Presidente da Comissão Europeia (3)

O Correio da Manhã, um tablóide, diz abertamente o que outros afirmam em complicados discursos políticos. Durão Barroso vai embora. A maioria precisa de Santana Lopes porque tem medo de eleições. É isto simplesmente.

"Sucessão: Sociais-democratas com receio de antecipadas
SANTANA SEGURA COLIGAÇÃO
A estabilidade governativa e o receio de fracasso numas eleições antecipadas levaram os principais dirigentes sociais-democratas a cederam o seu aval a Santana Lopes." Correio da Manhã

Pacheco Pereira entendeu cedo o cenário do "golpe" . Desenha-se no horizonte uma solução populista, pura e dura, na qual o PP, de Paulo Portas, ganhará ainda maior influência e peso político. Não se deve menosprezar o populismo. Nem os perigos que as soluções populistas encerram.

Esperemos que o Presidente da República encontre uma solução equilibrada para a crise política. Haverá uma solução no quadro da actual maioria palamentar que dispense Santana Lopes? Os acontecimentos das últimas horas estreitaram a margem de manobra do PR. As soluções para esta crise gizadas no recato dos gabinetes são uma machadada na credibilidade do sistema político democrático.

Será que vai prevalecer o entendimento de que em democracia as eleições são um factor de instabilidade? A crise aberta pela demissão de Durão Barroso é muito grave. Para uma crise de tamanha gravidade, que envolve a legitimação do governo, não pode deixar de ser aplicada a medida mais eficaz, prevista na Constituição, que permite legitimar um novo governo. Eleições.


Sem comentários: