sexta-feira, junho 25

Ganhaaaaamos (5)

Dei uma vista de olhos pela imprensa internacional buscando os relatos do Portugal-Inglaterra. Vejam aqui um exemplo.

É difícil imaginar o valor desta vitória para a imagem de Portugal no mundo. As notícias são todas de primeira página. Descrições de um jogo épico. Referências constantes a um herói: Ricardo. Pormenores: defendeu o penalty decisivo sem luvas e marcou o golo que nos deu a vitória facto invulgar para um guarda-redes.

Pormenores de um alcance para o imaginário colectivo que é difícil de interpretar. É um sinal de que os encantos da vida estão na assunção do risco, na novidade da descoberta, no afrontamento das dificuldades da vida com as mãos nuas.

Em realizar o que antes se considerava irrealizável. Muito do que o homem tem de bom em si próprio, e para oferecer aos outros, não se encontra, afinal, do lado da razão mas no lado da emoção. Não se encontra do lado do calculismo, mas do lado do expontâneo.

Afinal o "pequeno Portugal" venceu a "grande Inglaterra". Eram mesmo só 11 contra 11. O mundo tomou, com simpatia, conhecimento. Portugal, digo Portugal, surgiu aos olhos do mundo, através deste episódio, como um país vencedor.

Mas o povo não mudou, nem as dificuldades da vida foram atenuadas. Mas sempre é melhor vencer do que ser derrotado. Não é?

Sem comentários: