quarta-feira, junho 2

Sousa Franco

Logo aquando da apresentação de Sousa Franco como cabeça de lista do PS para as eleições para o Parlamento Europeu afirmei, sem hesitações, que tinha sido uma boa escolha. Acabo de participar na apresentação pública da Comissão de Honra da candidatura do PS, a qual integro, com muito gosto, a convite do Secretário-geral.

O facto mais relevante desta apresentação foi a intervenção política de Sousa Franco. Trata-se de um homem oriundo das correntes católicas, austero, na figura e na palavra, social-democrata autêntico, na tradição portuguesa da valorização do social.

As suas ideias confluem, no essencial, com os princípios do socialismo democrático moderno, ou seja, defesa da liberdade com solidariedade social. Sousa Franco, para surpresa de alguns, que não minha, demonstrou, mais uma vez, clarividência na defesa destes princípios e foi duro, quanto baste, na crítica à deriva populista da coligação de direita.

Os seus discursos são articulados e coerentes, pedagógicos e mobilizadores. Uma pedrada no charco. O contrário do que possa transparecer da imagem que a direita tenta "vender" de um Ministro desmazelado e esbanjador que, de facto, nunca foi. Como gosta de dizer foi com ele, como Ministro das Finanças de um Governo Socialista, que Portugal integrou o grupo de países que adoptaram o Euro, moeda única europeia. Como em 1985 já tinha sido com um Governo socialista que Portugal aderiu, de pleno direito, à União Europeia.

A memória é curta mas a verdade é para se dizer e fazer valer nas grandes ocasiões.

Sem comentários: