quarta-feira, fevereiro 16

Debate 4/5

Digam as simpatias que quiserem Jerónimo de Sousa não podia falhar, e falhou. Tinha que falar, não falou. Logo tinha a seu lado um concorrente directo, Louçã, falante de primeira, que não falhou.

O seu silêncio forçado assume o simbolismo da morte do PCP. Ou, pelo menos, o seu apagamento e, de certeza, um forte sinal de fraqueza. Em televisão, naquelas circunstâncias, é uma fatalidade cruel um líder ter de abandonar o palco. Só com Santana não teria a mesma importância. Porque simbolicamente Santana já o abandonou.

O episódio, certamente, não representa a morte do PCP, mas a representação da autenticidade pessoal de um líder em política tem limites. O BE ficou a ocupar o espaço do PCP. Surgiu, naquele momento, em cena, o que é o desenho político que muitos adivinham para o futuro. O BE ocupando todo o espaço da esquerda além do PS. Este acontecimento vai ter consequências eleitorais e políticas para o futuro próximo.

O resto foi conforme as expectativas salvo a declaração final de Portas que esteve fora do seu registo habitual. Inseguro. Nervoso. Desarticulado. Algo inexplicável.

Sem comentários: