segunda-feira, fevereiro 14

A Morte da Irmã Lúcia e a Campanha Eleitoral

A exploração da morte para fins eleitorais é o fim do caminho. A morte de alguém é um acontecimento que deve ser respeitado. Que não deve ser aproveitada para fins egoístas.

Santana Lopes logo no anúncio da suspensão da campanha eleitoral do PSD, em Cabeceiras de Basto, aproveitou para fazer campanha. Foi recebido com algazarra quando todos os presentes já sabiam ao que ía. Fez um discurso quando se devia ter recolhido.

Diz que se vai remeter, 2ª e 3ª feira, á função de primeiro-ministro mas admite “algumas acções (de campanha) que não impliquem festa”. O CDS/PP anuncia uma posição semelhante. Se o luto de Santana e Portas (e dos respectivos partidos) pela morte da Irmã Lúcia fosse autêntico o seu silêncio não se faria ouvir. Seria um silêncio absoluto.

Mas o próprio anúncio do seu luto foi um acto de campanha. Eles sabem que a morte da Irmã Lúcia não pode, na prática, interromper a campanha. Torná-la-á, porventura, ainda mais ignóbil. Esperemos para ver como vão decorrer as exéquias, quais as orientações da hierarquia da Igreja, quais as presenças oficiais e oficiosas nas cerimónias, qual a cobertura das televisões, quais as palavras proferidas e quem as profere.

Este é um assunto de Estado. Haja decência. O Senhor Presidente da República não pode ficar a assistir impávido e sereno a uma segunda edição do que se passou na 2ª e 3ª feira da semana passada. Também aí Santana Lopes anunciou que não fazia campanha e, envergando o fato de primeiro ministro, praticou o seu contrário. Mas, desta vez, o caso é muito mais sério.

Por maioria de razão todos devemos seguir com muita atenção os acontecimentos destes dias.

"PSD e CDS suspendem campanha
O PSD e o CDS suspenderam as acções de campanha para segunda e terça-feira devido à morte, este domingo, de Irmã Lúcia. O PSD admite, no entanto, cumprir algumas acções que não impliquem «festa».

Sem comentários: