quinta-feira, dezembro 21

ELVIRO DA ROCHA GOMES

Posted by Picasa Elviro da Rocha Gomes - Fotografia de A Defesa de Faro

Elviro da Rocha Gomes, professor liceal, escritor e poeta de mérito, com inúmeras obras publicadas, é conhecido, e reconhecido, por várias gerações de estudantes que passaram pelo liceu de Faro. Aqui lhe presto homenagem através desta extraordinária fotografia e do poema que fui buscar ao Local & Blogal.

A ovelha tosqueada

Tosquiaram a ovelha.
Parece uma velha.
Tão lisa e tão fria
parece uma rã.
Umas mãos hábeis
roubaram-lhe o garbo
tirando-lhe a lã.
Assim ficou nua
no meio do prado.
Anda vaidade
passeando na rua
com lã que era sua.
-
E ela anda nua.

À luz da singeleza, POEMAS,
Faro 1999
--------------
Clicando em cima da fotografia pode observar-se com mais detalhe os estudantes que rodeavam o professor. Num primeiro momento duvidei se não seria eu próprio o que se apresenta do lado esquerdo. Vendo melhor aposto que esse é o António Bexiga que, aliás, encontro com frequência pois é o meu médico dentista.

2 comentários:

Anónimo disse...

Apenas conheci de nome o Professor Rocha Gomes. Mas como comecei a minha vida profissional como professor primário e terminei-a como professor do Ensino Superior, julgo-me com o direito de considerar o Dr. Elviro como meu colega. Sendo assim, dedico-lhe este poema:

AO COLEGA Elviro

Ao Professor
Que se preocupou
Com os males do mundo
E que em verso os cantou...
Por tal, aí vai o meu reconhecimento
Pelo conhecimento
Que aos seus alunos doou..

João Brito Sousa

Francisco Mendonça disse...

Tive o prazer de frequentar a casa do Dr. Elviro da Rocha Gomes e ainda guardo um livro (penso que raro) que me ofereceu com dedicatória. Saudades...