sexta-feira, dezembro 8

" SALÁRIO MÍNIMO NACIONAL "

Posted by Picasa Fotografia de Angèle

Estes têm sido dias estranhos para aqueles que encaram a política do governo socialista como um desfile de medidas anti populares, lesivas dos direitos adquiridos pelos trabalhadores. A recente decisão acerca do “salário mínimo nacional” evidencia dois factos interessantes:

- O “salário mínimo nacional” foi, pela primeira vez, aprovado em sede de concertação social recolhendo o acordo expresso de todas as organizações sindicais e patronais; o acordo assumiu uma natureza plurianual tomando como horizonte 2011, ou seja, vai para além da presente legislatura que termina em 2009.

- Esta actualização do “salário mínimo nacional” desarmou a política reivindicativa da CGTP na justa medida em que corresponde, quase na íntegra, aos valores constantes do seu caderno reivindicativo representando uma vitória política do governo na área social, curiosamente, aquela na qual melhor se evidencia a diferença entre as políticas neo-liberais e as socialistas.

3 comentários:

Anónimo disse...

"representando uma vitória política do governo na área social"
tb acho. Quanto à CGTP... era altura de refrescar de pessoas e de mentalidades os nossos pseudo-sindicatos!

Anónimo disse...

Curiosamente, ou talvez não, quando a CGTP apresentou essa proposta há um ano atrás, para já ter efeitos em 2006, o PM José Sócrates disse que a proposta da CGTP era absolutamente DEMAGÓGICA! Agora já não é? Cuidado com os preconceitos, com o autismo e a prepotência.

Eduardo Graça disse...

Há um pequeno detalhe, que não referi, e que ajuda a compreender a situação. Só recentemente foi tomada a decisão legal que faz com que o aumento do valor do "salário mínimo nacional" não seja reflectivo no aumento das prestações sociais. No momento da celebração do acordo o primeiro ministro fez referência a esse aspecto. O que é estranho é que só agora se tenha tomado essa inicitaiva.