segunda-feira, dezembro 18

A UNIDADE:LOJA, OFICINA E HABITAÇÃO

Posted by Picasa Fotografia de Família – Meu pai e meu irmão no trabalho.

A “Óptica Graça” abriu, em Faro, no ano de 1958. Posteriormente, o anúncio luminoso do gato transformou-se num ícone da cidade.

Após a formação de meu irmão nas duas artes (óptico e gravador) era necessário escolher a sede para instalar o negócio. E o critério central que influenciou a escolha não podia ter sido mais ajustado: a baixa da cidade, o centro do centro.

Abdicando, numa primeira fase, da dimensão, a loja abriu no “vão de escada” da Rua de Santo António, 36. No 1º andar instalou-se a oficina e a família veio atrás. Passei a viver no centro da cidade. É verdade que sobrava no alojamento oficinal o espaço que faltava na loja. Mas o essencial nesta actividade, como muito bem tinham intuído meu pai e irmão, era a localização.

Mais tarde a loja haveria de ganhar espaço, design e a qualidade de acolhimento actuais. A fotografia é, certamente, dos anos 60. Na verdade o meu pai não conhecia as técnicas daquele ofício. Como a fotografia pode enganar a realidade!

2 comentários:

Anónimo disse...

O gato a abanar o rabo (cauda) de contente por ter uns óculos faz parte das minhas recordações de infância.
Não havia nada comparável na cidade. Lembro-me que ficava parado a admirar aquela maravilha, até mão adulta me trazer de volta
à Terra.
Por um momento, voltei à minha cidade e à minha infância.
Obrigado.

Anónimo disse...

Ainda no Sábado passado, quando levei a minha mãe à Optica Graça, iamos na Rua de St. António e com a decoração de Natal, passou-lhe despercebido o célebre Gato, parou muito apreensiva, dizendo "Ai que o gato já não está", ao que eu a tranquilizei, mostrando-lhe que lá continuava. É como que um elemento da familia Graça.
Bjs, Conceição