domingo, dezembro 3

FUTEBOL / FARENSE

Posted by Picasa Sporting Clube Farense (Equipa Actual)

O futebol exerce uma influência e um encantamento que ultrapassa a capacidade de entendimento de muitos. Compreendo aqueles que não entendem a paixão que o futebol suscita e admiro a sua tolerância para os arroubos dos apaixonados.

Como sempre acontece ao prazer de uns pode corresponder o desprazer de outros. É preciso conciliar a paixão com a indiferença e compreender os efeitos das paixões clubistas cruzadas, simultâneas e coincidentes, no espaço e no tempo.

O futebol profissional do nosso tempo é um negócio multinacional no qual medram os males inerentes a todo e qualquer negócio que tem como objectivo vencer, quantas vezes, sem olhar a meios.

Mas também sei que é, ao mesmo tempo, um desporto amador no qual participam, em Portugal, milhares de jovens e adultos, organizados em milhares de associações, clubes e grupos informais, em diversos escalões e categorias, abrangendo todo o território nacional.

É assim em todo o mundo, e em todos os tempos, desde a criação do futebol. Camus que era um apaixonado pelo futebol dizia, em 1953, a propósito da sua participação, como jogador, na equipa de futebol da Universidade de Argel: “ (...) o que no fundo sei com mais certeza sobre a moral e as obrigações humanas devo-o ao desporto (…)”.

Não comemorei a vitória do Benfica, no derby lisboeta deste fim-de-semana, por respeito pelo meu filho que regressou do estádio triste e conformado com a derrota do seu Sporting.

Mas sempre temos o Farense, o clube que, em comum, toca os nossos corações e de cujas facetas estamos permanentemente informados, através da blogosfera, imaginem! Obrigado aos “Leões de Faro”.

Podemos, pois, comemorar, em uníssono, as vitórias do Farense que, apesar de disputar a II Divisão Distrital do Algarve – divisão mais baixa não há! – venceu, mais uma vez, e vai em primeiro lugar na respectiva classificação. E lugar mais alto não há!

3 comentários:

Anónimo disse...

Parabens ao Ed pela excepcional frase que retirei do texto :" O futebol exerce uma influência e um encantamento que ultrapassa a capacidade de entendimento de muitos...."

E já agora CAMUS in A PESTE, página 108, .. e tratava Rambert pr tu, para o persuadir de que não havia lugar mais belo numa equipa do que o de defesa central.«Compreendes», dizia ele, o «defesa central» è quem distribui o jogo. E distribuir o jogo, isso é futebol.

Brito de Sousa

Anónimo disse...

Caro Eduardo Graça,
As paixões caracterizam-se pela forte intensidade e pela curta duração, logo o futebol é muito mais do que uma paixão. Tem algo de litúrgico que nem nós próprios, os que dele tanto gostamos, conseguimos explicar.
Também tenho uma divergencia clubistica com o meu pai, ele do Sporting e eu do Benfica, mas também desde sempre nos encontrámos no nosso Farense.

Anónimo disse...

E podemos sempre revisitar o passado no blog www.scfarense.blogspot.com. Do primeiro ao últomo minuto: FARENSE, FARENSE, FARENSE!