domingo, dezembro 24

O PRIMEIRO HOMEM

Posted by Picasa Albert Camus

“A administração das coisas e a direcção dos homens haviam-lhe ensinado muito, mas sobretudo, aparentemente, que uma pessoa sabia pouco das coisas.”

“Sempre tão moderado! Dura tarefa a de agradar!”

“Até o supérfluo era pobre, porque nunca se utilizava.”

“Ele crescera sempre no meio de uma pobreza tão nua como a morte, entre os nomes comuns; em casa do tio, descobria os nomes próprios.”

“A memória dos pobres é menos alimentada que a dos ricos, com menos pontos de referência no espaço, porque raramente saem do lugar em que vivem, e também menos pontos de referência no tempo de uma vida uniforme e sombria. Sem dúvida que existe a memória do coração que, diz-se, é a mais segura, mas o coração consome-se com mágoas e trabalho e esquece mais depressa sob o peso das fadigas. O tempo perdido só se volta a encontrar no caso dos ricos. Para os pobres, assinala somente os traços vagos do caminho da morte. “

Albert Camus

Sublinhados de “O Primeiro Homem” [Edição portuguesa da “Livros do Brasil” que me chegou às mãos em finais de 1994 e na qual escrevi uma longa dedicatória para o meu filho que termina assim: “Hino à vida, saudação àqueles que não têm voz activa, pensamento ligado à acção, defesa da justiça e da liberdade, alerta contra o fanatismo e o totalitarismo.”].

1 comentário:

Anónimo disse...

De passagem por outro blog vim dar aqui. Eu, uma apreciadora de Camus...

_____________________________

Votos de Boas Festas, já agora...