quinta-feira, dezembro 7

MÁRIO SOARES - 82 ANOS

Posted by Picasa Júlio Resende

Mário Soares faz hoje 82 anos. Aqui deixo o que escrevi, neste mesmo dia, no ano de 2004, a propósito dos seus 80 anos. Mantenho tudo e sublinho a traço grosso.
Pensei não escrever nada acerca dele. Todos escrevem, nestas efemérides, mesmo que as personagens não lhes interessem para coisa nenhuma.

Um dia, só pode ter sido no ano de 1969, fui com o Xico Chaves e a Helena Moura e mais alguém, que já não me lembro quem, falar com o Soares à sede da CEUD. O Xico Chaves, que vive no Brasil e não sei que é feito, é que teve a ideia.

Ficamos à espera numa sala um tempo e apareceu-nos um Soares imponente com aquele ar triunfante mesmo quando está na mó de baixo. A conversa foi curta e inconclusiva pois, pelo menos eu, não estava virado, à época, para a social-democracia ou para o socialismo democrático.

O Soares impressionava mas era demasiado pouco estimulante para o nosso desejo de mudança. Sentia-me melhor na CDE. E assim foi.

No início dos anos 80 tudo mudou. Passei a apoiar todas as iniciativas do Soares e, desde o início, a sua “impensável” primeira candidatura presidencial que havia de sair vencedora. [O meu apoio ao PS remonta, de facto, ao ano de 1979].

Na sequência da extinção do MES, com um grupo de ex-militantes deste movimento, no qual se incluía o Ferro Rodrigues, ingressei, em 1986, no PS depois de ter sido candidato independente nas eleições legislativas de 1985 nas quais só faltou ser açoitado pelo povo nas ruas onde me coube fazer o papel de candidato. Deve ter sido o pior resultado de sempre do PS.

A partir de 1985 o Mário Soares, para mim, passou a ser fixe. Até hoje. Agora já não entro nestas festas de aniversário, de inscrição livre, porque me aborrecem a maior parte dos convivas e desconfio das palmadas nas costas.

O que interessa é o hino à vida e à intervenção cívica de que Mário Soares é um exemplo. Parabéns.

Sem comentários: