sexta-feira, outubro 27

DIA DE ANIVERSÁRIO

Posted by Picasa “Manuel Party” – desenho do meu filho pelos seus 10 anos

Neste dia exacto, 16 anos atrás, nasceu o meu filho Manuel. Este texto foi escrito, em 22 de Setembro passado, a pedido dele, para integrar o “portfolio” da disciplina de português do 10º ano. Publico-o como celebração do seu aniversário e em homenagem à sua mãe que só aparentemente dele está ausente. A professora, por sua vez, com razão, estranhou a ausência de parágrafos. Mas o texto, de facto, é mesmo assim. Uma espécie de mancha compacta povoada de palavras que exprimem uma imagem absolutamente subjectiva de alguém a quem queremos mais do que tudo.

O meu filho pediu-me para escrever um texto acerca dele próprio. Este é o texto mais difícil de escrever. Quando tinha a idade que ele tem agora as minhas dificuldades nos estudos eram mais acentuadas. A descoberta do corpo, nos alvores da adolescência, é fonte de prazeres e de medos. Julgo que sofri mais nessa fase da vida. Subjectividades. Nunca seria capaz de pedir aos meus pais que escrevessem um texto acerca de mim. Não que não fossem capazes apesar do nível de escolaridade que alcançaram ser mais baixo do que aquele que me deixaram de herança. Mas porque o olhar do meu filho acerca do papel dos pais mudou. Assim como mudou o seu olhar acerca do papel do professor e da escola. Ele tem, ao contrário dos pais na sua idade, mais capacidade de crítica e mais autonomia para expressar as suas opiniões. Gosta de participar e excede-se, porventura, na sua vontade de partilhar o espaço comum. Desde criança que exercita a sua curiosidade ouvindo todas as notícias. Mas, ao contrário das aparências, é tímido. Uma herança familiar. Receia enfrentar o desconhecido mas gosta de ouvir as discussões que transcendem a sua capacidade de entendimento. Gosta de discutir os temas da política e, em regra, é capaz de formular sínteses coerentes e equilibradas. Precisa de participar em actividades colectivas. Não sendo o teatro, ou a música, que seja o “parlamento”. Exercitará a capacidade de argumentação, a arte da palavra e as vantagens da síntese. Tem aprendido, progressivamente, a gerir a autonomia que lhe é oferecida e a organizar os seus tempos. Amadureceu a consciência de que precisa de trabalhar mais tempo e de forma mais organizada. É gentil. Vive no seio de uma família estruturada, uma tradição familiar que enraíza nas gerações passadas. É seguro. Desde criança que se enfurece quando lhe escapa das mãos qualquer objecto. Aprendeu a ouvir música para a qual sempre manifestou uma especial predilecção. É apreciador da natureza e da sua preservação, em particular, dos animais. Em criança aprendeu a pescar e a arranjar o peixe de que conhece todas as espécies. Aprecia os amigos, honra a intimidade e guarda os segredos. Entusiasma-se e distrai-se. Amadurece devagar. Sonha.

8 comentários:

ADF disse...

A esta hora tardia li o teu texto e apesar de avisado esqueci mais uma vez de telefonar ao puto, resta acrescentar que o Manel é cativante e interessado naquilo que realmente gosta, adapta-se perfeitamente ás circunstâncias;o seu gosto pela pesca ( desde pequeno)é peculiar, deixou "cartel" em Peniche com os mestres dos barcos do meu sogro e em Faro com o (Prof.) Pirinhas e o Dr Albino, tomara que não perca esse vicio pela pesca e o gosto pela natureza.

Aldina Duarte disse...

Parabéns ao filho, ao pai,à mãe... e a todos que permitem a estruturação de amores assim, que ajudam a manter o mundo de pé!

Até sempre

hfm disse...

Parabéns ao filho pelo dia, parabéns ao pai pelo texto e por contidamente ter sido capaz de "olhar" o filho e deixar-se falar. Gosto desta forma de ternura.

António P. disse...

Caro Eduardo,
Os meus parabéns 1 Mais para o pai já que o filho quase não conheço.
Um grande abraço

Anónimo disse...

Já deixei o meu comentário nos "Oito versos para 16 anos", mas não posso deixar passar este texto sem também dar os parabéns ao pai. Tú és bestial a escrever. Um beijinho de parabéns também à Guida.
Moncarapacho

Eduardo Graça disse...

Obrigado a todos pelas vossas palavras amáveis deixadas em diversos suportes e vários tons.

JPN disse...

parabéns atrasados. 16 anos, já? o Manuel é um foguete, lançado à lua, ao sol. Já uma vez te disse, foi de uma grande aprendizagem assistir, por breves momentos, à relação que manténs com o teu filho. Parabéns a todos.

JPN disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.