sexta-feira, outubro 6

FOTOGRAFIA DE FAMÍLIA

Posted by Picasa Fotografia de Família. Talvez um aniversário ou simplesmente um domingo. Princípio dos anos 50. (Clique na fotografia para aumentar)

Da esquerda para a direita: o meu irmão Dimas de flor na lapela. O meu pai Dimas, vestido a rigor, de fato e gravata. Minha mãe, Tolentina, de fina camisa branca. A avó, Maria da Conceição, já doente, austera no seu vestido preto. A tia Lucília, uma beleza cinéfila, brilha à luz quente que envolve o Algarve de todas as estações. O mais pequeno, eu próprio, circunspecto, talvez, pela contrariedade do traje.

O meu pai colocou, certamente, a Kodak no tripé, preparou o enquadramento, premiu o automático e correu para posar a tempo de ostentar um ar natural. Neste caso tudo correu na perfeição e aqui está uma fotografia tomada na casa de família de meu pai que é, ainda hoje, um autêntico palácio onde habita a minha tia.

Aquele lugar reconheço-o de olhos fechados pelo cheiro e adivinho o calor das mãos que, ternamente, acariciaram a minha rebeldia e que, na fotografia, entrelaçam corpos distendidos e felizes. Reparem em todas as mãos e nos sorrisos que, salvo no meu rosto, deixam transparecer uma mensagem de esperança na vida.

De todos somente dois podem testemunhar, hoje, o perfume daquele dia: a minha tia Lucília e o subscritor destas linhas. Para ela, que sei sentir a minha falta, um beijo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Porto, 2006.10.06

UM TÍTULO PARA A FOTO.

Com todo o respeito por esse retrato de família e respectiva, oferece-se-me este título: "A FAMÍLIA GRAÇA SOB A LATADA DE UMA NESPEREIRA EM ...

(fazer aí um pouco de publicidade à terra... se achaes bem)

JOÃO BRITO DE SOUSA

Denise disse...

A foto é linda, e o texto remete a uma saudade boa, este gosto de passado e família.

Anónimo disse...

anônimo disse....
2006.10.07
Este retrato de família era um dos que nos faltava no nosso album de recordações.Maravilhosa a maneira como te referes a ele e sentida a alusão que fazes a todos os seus intervenientes. A que ainda sobrevive agradece te com muita emoção,ficando-lhe as saudades desses velhos tempos.
Directamente do palácio