terça-feira, outubro 17

MES - III CONGRESSO (SESSÃO DE ENCERRAMENTO)

Posted by Picasa Fotografia de António Pais
(Clique na fotografia para ampliar)

No passado dia 5 de Outubro publiquei um cartaz do MES (Movimento de Esquerda Socialista) referente ao seu III Congresso.

A sessão de encerramento desse Congresso que caracterizei, em duas palavras, como o do “canto de cisne” realizou-se em 11 de Fevereiro de 1978, na “Voz do Operário”, em Lisboa.

Esta é uma das fotografias – sem tratamento – dessa sessão de encerramento na qual se retrata, a preto e branco, um ambiente de fervor partidário que tentava disfarçar o ocaso do movimento que, pouco tempo depois, haveria de ser assumido.

A militância que transparece, e a tonalidade da fotografia, fazem lembrar as imagens das velhas assembleias bolcheviques e a energia que se adivinha nos punhos erguidos e nas vozes que, em uníssono, haviam de entoar uma palavra de ordem dão testemunho de convicções que ainda se não tinham desvanecido.

Esta fotografia é uma relíquia. Passaram-se pouca mais de 28 anos. Vejam se conseguem identificar os membros da mesa o que permitirá a respectiva legendagem.

1 comentário:

Anónimo disse...

Relativamente aos membros da mesa do III Congresso consigo identificar desde logo o meu pai - José Luís Ganhão, como o segundo a contar da esquerda. Fontes familiares avançam com mais alguns nomes,a confirmar, sempre a contar da esqerda - Joaquim Banha em terceiro, Augusto Mateus em quarto e Eduardo Graça em sétimo.
Já agora, se me permitem, que agradável é ver parte da nossa história disponível para consulta a quem, como eu, era bastante novo quando esteve presente nestes palcos de luta ou para quem não os visitou mas houve falar de uns tempos em que se defendia com garra aquilo em que se acreditava.
Porque o sonho continua nos filhos de cada protagonista daqueles tempos ...
um bem haja