segunda-feira, outubro 23

ENVELHECIMENTO

Posted by Picasa Marilyn Monroe

Já há muito tempo que diagnósticos, como este, estão feitos. Pela parte que me toca, na modéstia da minha participação cívica activa já escrevi, umas vinte vezes, acerca do tema do envelhecimento demográfico e das suas consequências na sustentabilidade da segurança social e da viabilidade, em geral, do “estado providência”.

Os remédios preconizados são conhecidos: cada um de nós tem de trabalhar até mais tarde; têm que ser criados desincentivos às reformas antecipadas; mecanismos de diferenciação positiva em benefício das famílias com mais filhos; a imigração tem que crescer e organizar-se conforme o modelo de especialização produtiva de cada país; a legislação laboral tem que ser flexibilizada …

Na sua maioria tratam-se de medidas politicamente incorrectas para a esquerda tradicional mas indispensáveis para salvar o essencial do “estado previdência”. Aquela esquerda que se vangloria da defesa dos chamados “direitos adquiridos” é, assim, colocada perante uma questão simples: ou muda ou morre!

Sem comentários: