sexta-feira, outubro 6

AMÁLIA RODRIGUES

Posted by Picasa Amália Rodrigues

Passa hoje o sétimo aniversário da morte de Amália Rodrigues. Um mito português. Pode ouvir aqui a sua voz.

Ressonância de 6 de Outubro de 2004:

“Amália Rodrigues morreu a 6 de Outubro de 1999. Vejo as imagens de uma homenagem na RTP. Ouço a sua voz e sigo os seus gestos. É um espanto. Um fenómeno arrebatador. Uma voz e uma alma. O melhor de um povo na voz singular de uma mulher do povo.
Em Nápoles canta uma canção napolitana no dialecto local. Em Lisboa, como espectadora, sobe ao palco para abraçar Caetano Veloso. Recebe a mais alta condecoração do Estado português das mãos de Mário Soares. Fez-se justiça a tempo e ficou feliz. Mas confessa que só os aplausos do público lhe davam alegria.
Os aplausos para Amália ainda não se deixaram de ouvir e ecoam na nossa memória colectiva.”

3 comentários:

Denise disse...

Obrigada pela retribuição da visita. Estarei sempre por aqui.
Um abraço,
Denise.

Anónimo disse...

PORTO, 2006.10.06

"AMÁLIA RODRIGUES"

O fado... essa canção misteriosa que só alguns entendem.

O fado é Hermínia Silva...

ROSA ENJEITADA...
UMA MULHER QUE SOFREU!

O fado é ALFREDO MARCENEIRO

A MINHA POBRE GARGANTA
JÁ NÃO TEM A VOZ DE OUTRORA....

O fado é Maria ALICE

JÁ QUE TANTO INSISTEM
VOU FAZER-LHES A VONTADE
MAS NÃO NÃO SEI QUE GARÇA TEM
OUVIR CANTAR QUEM NÃO SABE

O fado é JOÃO FERREIRA ROSA

EMBUÇADO NOTA BEM
QUE NÃO FIQUE NINGUÉEM
EMBUÇADO NESTA SALA...

O fado é MARIA TERESA DE NOROMHA,
FERNANDO FARINHA E RAUL SOLNADO

FUI A CACILHAS
COM O XICO MARAVILHAS...

JOÃO BRAGA e NUNO DA CÂMARA PEREIRA

EU QUERO QUE O POVO NOTE
QUE NO BICO DO TEU DECOTE....

E TANTOS... TANTOS....

O fado é AMÁLIA, a quem eu peço que cante esta letra que escrevi para ela, múscica do fado corrido.

ALMA LISBOETA


Ter alma... é ter coragem
Para enfrentar a vida dura ...
E fazer feliz alguém
Que se ama com ternura...

A minha alma não insinua
Digo-te as coisas com rigor:
Que a minha alma é toda tua
É para ti o meu amor.

É uma atitude franca e séria
O que a minha alma te diz
Não me queiras ver na miséria
E não me digas que não te quis..

Porque o amor não se mede
Pelos beijos que se dão
O meu amor por ti tem sede
De beijar a tua mão.

E de beijar tudo o resto
Não posso deixar de imaginar.
Não é só para isso que presto
Como deves calcular.

Quem na vida não souber
Respeitar-se com idoneidade
É melhor não fazer
Qualquer jura de felicidade.

A vida tem que se lhe diga
E muitos não a percebem
Julgam suficiente uma amiga
Para que as coisas corram bem

Mas isso não é suficiente
Há que conhecer bem a praceta,
Que tenha confiança na gente
E nesta alma Lisboeta.

Porque se for assim tudo bem
Eu amo-te e tu amas-me a mim
E a minha alma é tua também
E os dois somos felizes assim....


AMÁLIA sempre...

João Manuel de Brito de Sousa

Aldina Duarte disse...

E como nos fazem falta destes Artistas, ainda que as suas obras sejam eternas...

Até sempre!