terça-feira, outubro 24

A BELEZA DO FUTEBOL

3 comentários:

Anónimo disse...

olá, Eduardo!

Obrigado pelo incentivo sobre o BoB´s!

E sobre futebol, que beleza, heim?!

um abraço,

Anónimo disse...

A BELEZA DO FUTEBOL.

Será Scarlett Johansson.... mas beleza do futebol, na minha modesta opinião advém de:
1) Ser um jogo de equipa de onze jogadores contra onze jogadores. A grandeza do jogo reside na força e na produção do colectivo. Colocar onze pessoas com o mesmo objectivo e diferentes formas de ser do mesmo lado e com elas conseguir que uma seja superior, é isso que nos oferece o futebol cuja beleza ressalta de se conseguir ser superior.

2) A beleza do jogo em si ressalta de inúmeras qualidades que o ser humano tem de colocar em campo, como a inteligência, a esperteza, a rapidez, a eficácia, a resistência física, a visão e conhecimento do jogo e outros aspectos importantes. Da colocação em campo destes atributos de per si combinados onze vezes vem a beleza do futebol.

2.1) Ser inteligente durante o jogo é fundamental. O próprio da inteligência não é contemplar, mas transformar O atleta tem de agir em benefício da equipa e conhecer os pontos fracos e fortes dos companheiros e adversários. As acções inteligentes têm por característica a capacidade de mudar as tendências do acaso. Para se obter a beleza do futebol a base é o treino e todo um conjunto de factores que não podem deixar-se ao acaso, como o repouso, o regime alimentar, o horário do descanso, outros outros.

2.2) A esperteza colocada em campo pelo jogador surpreende e dá uma tónica de beleza ao jogo pelo imprevisto da execução. O jogador esperto é o jogador fino, que está activo e totalmente envolvido no jogo, é o jogador que põe toda a astúcia no seu desempenho. Em suma, faz coisas durante o jogo que surpreende totalmente o adversário a quem vence na disputa.2.3) A rapidez é uma característica fundamental na execução do jogo. Vem daí muita da beleza que o futebol contém. No confronto entre dois o mais rápido ganha. Rapidez entenda-se em todos os aspectos. Na leitura do jogo, na compreensão da jogada, na exploração do aspecto mais frágil do adversário e na exploração melhor de si próprio...2.4) A eficácia respeita ao aproveitamento das ocasiões de obter êxito. A beleza(Continua)

Anónimo disse...

Porto, 2006.10.25

O texto acima
A BELEZA DO FUTEBOL
é de
João Brito Sousa/Porto