quinta-feira, março 8

PASCOELA BARRETO

Posted by PicasaPascoela Barreto

Um dia fui convidado para presidir a uma comissão que o governo achou necessário criar para cuidar do “Acolhimento e Inserção Social da Comunidade Timorense em Portugal”. Vivia-se a época difícil da chegada a Portugal, em vagas sucessivas, de timorenses resultante, em grande medida, das ocupações de embaixadas no âmbito da luta do povo timorense pela independência.

Assumi e desempenhei a função durante alguns anos, a título gracioso, em acumulação com a Presidência do INATEL. Senti-me a cumprir um dever e, além disso, foi um prazer trabalhar com os restantes membros da Comissão, representantes de diversos ministérios, e com os timorenses que foram destacados para colaborar com a Comissão.

Uma das pessoas que se juntou aos trabalhos, em funções técnicas, foi a Pascoela Barreto que era quadro técnico do estado, se não erro, da área dos Transportes Terrestres, e que muito se destacou na tarefa complexa de aplacar as dificuldades da comunidade timorense em Portugal que, de um dia para o outro, cresceu de forma exponencial.

Lembrei-me dela hoje, “Dia Internacional da Mulher”, ao receber este email:

A Pascoela Barreto teve hoje uma grande surpresa quando, devido ao fim do seu posto como Embaixadora da República Democrática de Timor-Leste em Portugal, foi apresentar cumprimentos de despedida ao Presidente da República e o Sr. Prof. Cavaco Silva a agraciou com a Grã-cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Ora aqui está como o Estado português, de quando em vez, faz justiça agraciando aqueles que o merecem. Pela parte que me toca associo-me à distinção e manifesto o meu júbilo por ela.

Sem comentários: