quarta-feira, março 7

PENA DE MORTE

Posted by PicasaPaula RegoPieta, 2002

Todas as pessoas têm uma vida para viver e não merecem, seja qual for a sua atitude perante ela, que lha tirem. Seja qual for o seu comportamento social cada um merece que a sociedade lhe reconheça a inocência antes que se prove, com o máximo de prudência, a culpa.

Todos os seres humanos merecem a vida mesmo que, nos limites do desespero ou do ódio, a não respeitem. Os julgamentos na praça pública, antes circunscritos ao diz que se disse na rua, no bairro ou no trabalho são hoje, impune e sistematicamente, executados pela comunicação social tornando-se na maior vergonha da nossa vida pública dita civilizada.

A pena de morte foi abolida em muitos países, e no nosso em primeiro lugar, mas subsiste um extraordinário sucedâneo da pena capital, aplicada com crueldade e cinismo, a notícia assassina que uma vez proclamada, e repetida à saciedade, visando eliminar alguém, permite a sobrevivência do corpo mas mata a liberdade do espírito. Lembrei-me, vezes sem conta, por estes dias, desta realidade macabra a propósito dos chamados processos judiciais mediáticos.

Escrevo a propósito do que diz CATATAU e acrescento, alargando ao universo das condenações mediáticas do nosso tempo, o que Camus escreveu, no seu tempo, acerca da pena de morte nas “Reflexões acerca da Guilhotina”: “Il éclate au contraire qu’elle [la peine de mort] n’est pas moins révoltante que le crime, et que ce nouveau meurtre, loin de réparer l’offense faite au corps social, ajoute une nouvelle souillure à la première […]

Nos nossos dias as notícias publicadas que insinuam ou acusam de criminoso alguém antes de qualquer acto probatório da justiça formal são, mais do que calúnias, novas formas de pena de morte que os cidadãos livres devem combater por todos os meios e com todas as suas forças.
.

1 comentário:

Rainha de Copas disse...

que palavras lindas as que você seixou pra mim no reino no dia do meu aniversario!

obrigadissima!