segunda-feira, janeiro 16

HAJA RESPEITO!

Posted by Picasa Um dia numa instituição na qual trabalhei num alto cargo de chefia reparei que alguém tinha tomada iniciativa administrativa de pedir facturas detalhadas das chamadas feitas através dos telemóveis dos dirigentes.

Nada de extraordinário até ao dia em que confirmei que a sua leitura fazia o gáudio de alguns que se dedicavam a espreitar os fluxos telefónicos e a tentar reconstruir as vidas dos seus titulares.

Na hora tomei a decisão de fazer com que se solicitassem, como regra, facturas simples e, como excepção, caso fosse necessário, facturas detalhadas. Os portugueses têm uma atracção doentia para espreitar para dentro da vida dos outros.

Não me espanta o caso do “envelope 9”, nem os excessos nas escutas telefónicas, é a bisbilhotice, arreigada no quotidiano dos portugueses, elevada à dignidade de instituição para a defesa do ordem e dos bons costumes.

Um pouco mais de Portugal e um pouco menos de Europa, ficaria aberto o caminho para os arautos da tirania surgirem de peito descoberto. Por enquanto marcham, contrariados, em silêncio compungido, na sombra do chefe, pois nos países civilizados os debates se combinam antes das eleições e o chefe não faz nada “para descredibilizar a democracia ou faltar ao respeito aos portugueses”.

Haja Deus!

2 comentários:

Platero disse...

O que também me preocupa é saber que os dados de qualquer cidadão estão sujeitos à maior devassa por qualquer tipo de funcionário menos escrupuloso de uma qualquer operadora de telefones, ou de um banco, ou dos impostos, ou da segurança social, ou de um organismo de saúde, ou de...

Quando existe uma Comissão de protecção de dados e depois se depara com este tipo de situações, pensamos que George Orwell é que tinha razão e o que ele escreveu não era ficção, mas sim uma antecipação do futuro.

Eduardo Graça disse...

E a "Comissão de Protecção de Dados" que existe, e é uma entidade independente do governo, muito tem feito para cumprir a sua missão, pelo que me tenho apercebido, com muita persistência e debaixo das maiores pressões ...