domingo, janeiro 15

"TENGO FE EN CHILE Y SU DESTINO"

Posted by Picasa Salvador Allende – Fotografia de Hélder Gonçalves

Eis um momento de grande regozijo para a democracia, para os socialistas chilenos, da América latina e de todo o mundo. Pela primeira vez uma mulher é eleita Presidente da República do Chile. Um caso raro e percursor. O povo chileno, massacrado por uma ditadura durante anos, merece a liberdade de escolher, em liberdade, os caminhos do futuro. Boa sorte.

Deixo, na íntegra, a notícia da Lusa assim como a fotografia original, de um conjunto de três, que o Hélder Gonçalves acabou de me enviar.

Santiago, 15 Jan (Lusa) – O empresário de direita Sebastian Pinera, candidato da Aliança pelo Chile, formada pelo partido Renovação Nacional e pela União Democrática Independente, dos nostálgicos do regime de Augusto Pinochet (1973-90), reconheceu hoje a derrota nas eleições presidenciais.

Quando estão escrutinados pouco mais de 67 por cento dos boletins dos oito milhões de recenseados, a pediatra socialista
Michelle Bachelet, candidata pela Concertação Democrática, coligação de democrata-cristãos e socialistas no poder há 16 anos arrebatou 53,2 por cento, contra 46,7 para Pinera.

"Felicito a minha oponente, a primeira Presidente do Chile, como os milhões de mulheres que lutaram por conquistar o seu lugar na sociedade", declarou à televisão.

JHM.

Sem comentários: