segunda-feira, maio 10

Aniversário

Hoje (9 de Maio) é o dia de aniversário da Guida. Juntando outro compromisso familiar fizemos, no fim-de-semana, uma viagem "cá dentro". A comemoração foi cumprida como ela queria. Sem festejos, assumidos como tal, mas num ambiente de viagem. Aqui ficam os meus parabéns (versão publica). Pois sabem que ela não tem um blog mas foi a principal responsável pelo título do Abébia (depois vadia).

O passeio foi descontraído e ameno. De feição (es)cultural na designação de meu filho MM. De comboio e com a chuva a ameaçar de princípio. Mas com o passar do tempo o sol facilitou as deambulações. O comboio é um amigo do viajante e os táxis cumprem quando se tem sorte e foi o caso. Converso com os taxistas. Compreende-se, nessas conversas, o Estado da Nação. É mau. Está confirmado. O estado da "família alargada" é, pelo contrário, razoável, senão mesmo bom.

Até encontrei, como já sabia que ia encontrar, a "Miúda" que edita um blog estupendo. Conversamos pouco. Fica para a próxima. As prendas foram compradas no destino e ofertadas na hora. Não falhamos os objectivos traçados. No balanço comprei, para mim, o último livro editado do Gastão Cruz:"Repercussão". É um poeta universal mas natural da minha terra, que é a terra da Guida, Faro. Ele foi até meu explicador, julgo que de Francês, certamente, no meu atribulado 4º ano do liceu.

Na viagem de regresso li-o. Tem muitas ressonâncias que eu próprio identifico com os lugares que adivinho conhecer e os ambientes que foram aqueles em que vivi a infância e adolescência. Aqui fica um poema, curto, desse livro:

ENTÃO A VOZ

Então a voz passou por cima
do oceano
e era som de vagas

o mesmo som ouvido nos verões
quando a luz sobre a pele
se transformava em água