segunda-feira, maio 10

ATROCIDADES

"Fotos de sevícias a prisioneiros mostradas 2ªfeira a Bush no Pentágono

O presidente norte-americano, George W. Bush, viu segunda- feira uma selecção de fotos que mostram sevícias infligidas a prisioneiros iraquianos, durante a sua reunião no Pentágono com o secretário da Defesa Donald Rumsfeld, indicou um alto responsável da Defesa.

"O secretário (da Defesa) mostrou-lhe uma selecção bastante representativa", declarou este responsável. "Ele (Donald Rumsfeld) mostrou-lhe vários exemplos de actos" que eram cometidos, com fotos a cor de grande formato.

As fotos são descritas por este alto funcionário como "inquietantes" e estão entre aquelas que não foram ainda divulgadas ao público.

As fotos mostram humilhação de prisioneiros e "comportamento impróprio" de natureza sexual, disse a fonte.

Bush e outros altos responsáveis da administração tiveram segunda-feira no Pentágono uma reunião de informação sobre a situação no Iraque, que durou mais de uma hora.

O porta-voz do Pentágono, Larry DiRita, explicou que estavam em curso discussões entre o Pentágono e o Congresso norte-americano sobre a forma de tratar essas fotos e sobre a sua difusão ou não junto do público." - Lusa

As guerras são o horror institucionalizado. As guerras têm os seus heróis, muitas vezes, criminosos legitimados pela necessidade de sobreviver. Todos sabemos isso. Das revoluções se pode dizer o mesmo.

E em cada um dos campos em confronto, ao nível da propaganda, adoptam-se dispositivos para justificar as atrocidades. Quando se chega ao ponto de reconhecer as atrocidades é porque se não conseguiu escondê-las. Esse reconhecimento, ao contrário do que proclamam os "ex-liberais de esquerda", rendidos ao conservadorismo rastejante, que dominam a comunicação social portuguesa, não é uma vantagem das democracias.

Os chefes políticos, sejam democratas ou autocratas, das mais poderosas potências e dos mais poderosos exércitos consideram, em privado, uma tragédia ter de lidar com a verdade cruel das imagens que não conseguem esconder. Preferem assim usar a táctica do "contra-fogo". É trazer o horror para dentro da própria casa, de forma controlada, para limitar os danos da sua difusão descontrolada.

Bush tenta salvar-se salvando Rumsfeld e mostrando as imagens das atrocidades do seu exército que escolher mostrar. Esta operação de salvamento, em desespero de causa, fez-me lembrar que o nosso Ministro da Defesa recebeu uma visita, de alguns minutos, do seu homólogo Rumsfeld, por acaso, na véspera de ser ouvido como testemunha no "Caso Moderna". Agora é Rumsfeld que passa por uma hora difícil. Espera-se que, a qualquer momento, o nosso Ministro retribua com uma visita breve ao seu amigo americano dando-lhe o conforto de uma palavra de ânimo.

Assim ficariam quites. Mas têm de se "despachar" caso contrário pode ser tarde demais para ambos.