sábado, maio 29

José Augusto Seabra

Morreu, em Paris, José Augusto Seabra. Não o conhecia pessoalmente nem discuto o valor da sua obra literária. Assinalo, simplesmente, duas facetas da sua vida que, indirectamente, me ligam a ele. O seu doutoramento em Paris sob a orientação de Roland Barthes cuja obra sempre me fascinou.

As leituras de Barthes foram para mim um prazer e influenciaram fortemente (com as de Camus) a minha formação cultural. De facto sempre me interessei mais pelas "letras" do que pelas "ciências", apesar da minha formação académica de economista. Daí que este blog assuma, para estranheza de alguns, a publicação de uma sequência de posts com textos de Barthes.

Outra faceta tem a ver com o facto de ter sido do seu tempo de Ministro de Educação, por volta de 1983, que decorreu uma experiência de relançamento do ensino técnico profissional de cuja avaliação muito beneficiou o processo, em 1989, de concepção e lançamento do ensino profissional e, em particular, das escolas profissionais de cujo projecto fui coordenador.

A este assunto voltarei no próximo fim-de-semana a propósito de um artigo, de minha autoria, que será publicado no Semanário Económico.



Sem comentários: