segunda-feira, maio 24

Vistas de Rua (4)

Carnide

Uma visita de fim-de-semana às ruas e ao largo de Carnide, às portas de Lisboa, mostra-nos uma realidade urbana com um encanto que grande parte da sua região envolvente já perdeu. É verdade que os automóveis circulam e estacionam e o espaço parece comprimido pelas margens que se inundaram de construções.

Mas se nos perdermos no regresso a Telheiras podemos calcorrear uma vasta zona ainda não ocupada pela construção. Carnide ainda é envolvida por algumas hortas e pela interessante zona da Luz que lhe dá acesso do lado de Sete Rios.

Nas suas redondezas surgiu o "Colombo", o novo estádio do Benfica e Telheiras que se transformou numa nova centralidade urbana excessivamente construída. Criaram-se vias rodoviárias que esquartejaram, na maior parte, as antigas hortas.

Mas Carnide manteve o núcleo central com a sua arquitectura de casas baixas e espaços em que se revive o ambiente da "província" às portas da grande cidade.

O Largo está repleta de restaurantes de todas as qualidades e para todos os gostos. Esta é ainda uma parte da Lisboa viva onde, porventura, muitas pensam que a cidade morreu. Uma faceta humanizada do desenvolvimento urbano lado a lado com a especulação imobiliária.

Carnide: um núcleo encantador de Lisboa a preservar.

Sem comentários: