sábado, abril 14

"SER UM HOMEM."

Posted by PicasaAlbert Camus

Para o que me havia de dar a auto notícia da doença de Lobo Antunes e as análises de rotina que ando a fazer! Para insistir no tema da oposição entre “ser um santo sem Deus” e “ ser um homem” que Albert Camus – há quanto tempo não o cito aqui? – assume neste diálogo de “A Peste”:

- Em suma – disse Tarrou com simplicidade –, o que me interessa é saber como se pode ser santo.
- Mas você não acredita em Deus.
- Justamente. Pode ser-se santo sem Deus? Eis o único problema que hoje me preocupa. (…)
- Talvez – respondeu o médico –, mas, sabe eu sinto mais solidariedade com os vencidos que com os santos. Creio que não tenho gosto pelo heroísmo e pela santidade. O que me interessa é ser um homem.


O que interessa Camus, tomando o doutor Rieux como seu porta palavra, é “ser um homem” e, através da figura emblemática do “médico” – ser “um homem solidário.”

[Ao correr da leitura de “Camus et l’homme sans Dieu” de Arnaud Corbic.]
.

3 comentários:

hfm disse...

Gosto muito destas tuas leituras.

Anónimo disse...

Uau, Ed, lembra-se de uma antiga pergunta minha? Creio que essa passagem é mais apropriada do que aquela do herói x homem. É a ela que tentava me referir, porém com a temática da outra passagem.

abração,

Eduardo Graça disse...

Lembrei-me da pergunta e pensei logo que era este o diálogo que veio agora a propósito citar.

Abraços