quinta-feira, abril 5

POESIA EUROPEIA NOS USA

Aplaudo de pé esta iniciativa. Só não entendo, sem prejuízo do mérito dos 5 poetas portugueses escolhidos, a razão da selecção de Manuel Alegre. Acho que, atendendo à natureza da iniciativa, e ao número restrito de poetas por país (5), Portugal devia ter seguido o exemplo de Espanha que não escolheu qualquer poeta vivo. Quem terá feito a selecção? Qual a razão da exclusão de Jorge de Sena? É um dos maiores poetas portugueses de sempre, está morto e, ainda por cima, viveu, trabalhou e está sepultado nos USA. Porquê Alegre e não Sena? Sem rancor! Faz pena!

-----------

Um esclarecimento acerca da origem da selecção dos poetas portugueses.
.

2 comentários:

T D disse...

Caro Eduardo Graça,

realmente é um esclarecimento pouco esclarecido de direitos salvaguardados pelo instituto de divulgação internacional da cultura - dito de camões!

também me chocou a notícia da não inclusão daquele que viveu nas terras do "tio sam". como "emigrante" que fui, são coisas que não me espantam. mas fico-me pelo silêncio das imagens.

continuo a admirar as suas publicações, a sua luta quotidiana pela poesia (e eu tão longe, na minha aldeia. e eu tão longe do tempo dos poetas).

claro que o vazio que o país continua a fazer sobre Jorge de Sena não se compreende. mas também não me surpreende!

mas continue essa sua iniciativa da "a poesia está na rua". consigo, a poesia tomou a dimensão de uma teia com mais audiência (tenho gravada na memória uma imagem na descida da rua 31 de janeiro)

tenho a certeza que faz descobrir bastantes coisas a muita gente.

Irene Ermida disse...

a mim ocorre-me Fernando Pessoa, Eugénio de Andrade... e fico por aqui, pois seria uma lista infindável; provavelmente a dificuldade da selecção residiu nesse 'pormenor'...