segunda-feira, abril 23

As Vésperas e a Alvorada de Abril


A Editora Thesaurus, de Brasília, vai editar, no próximo dia 25 de Abril, um livro da autoria de Francisco Seixas da Costa, com o título "As Vésperas e a Alvorada de Abril".
O livro é ilustrado por fotografias de Alfredo Cunha e Carlos Gil, recolhidas nas ruas de Lisboa, no dia 25 de Abril de 1974.

O texto é uma memória pessoal do autor sobre a vida lisboeta nos meses que antecederam a Revolução de Abril, com notas sobre o ambiente político, militar, intelectual e académico que então se vivia.

Trata-se de uma edição não comercial que pretende ser também, como se diz na respectiva introdução, " um agradecimento ao Brasil, país em cuja generosidade foi possível, em todos os tempos, encontrar acolhimento para quantos portugueses para aqui vieram à procura da liberdade e da esperança."

Francisco Seixas da Costa é actualmente embaixador de Portugal no Brasil e este post é muito mais do que publicidade pois só se divulga uma obra que se não conhece se a confiança no autor for além das convenções.

E, para mim, não há convenções para a verdadeira amizade mesmo que os sujeitos físicos da dita se encontrem distantes no espaço e raramente se vejam. São sentimentos e convicções ancestrais e, como dizia, poucas horas atrás, o poeta Antonio Gamoneda, ao receber o prémio Cervantes – 2006 –, a tradição, ao contrário de todas as aparências, é progressista.
.

2 comentários:

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

Já pensei. nos outros thinking bloggers.


e tivessem todos os nossos embaixadores o porte intelectual de Francisco Seixas da Costa.

PS: penso que foi o primeiro embaixador a criar um blog - http://www.embaixada-portugal-brasil.blogspot.com/

vieira calado disse...

Eu estava em França, que, na época, também era um excelente país de acolhimento para os portugueses proscritos de Portugal.
Mas, em relação ao Brasil, é mais que justo, o gesto.