domingo, abril 17

Frank O´Hara


Autobiographia Literaria
by Frank O´Hara

When I was a child
I played by myself in a
corner of the schoolyard
all alone.

I hated dolls and I
hated games, animals were
not friendly and birds
flew away.

If anyone was looking
for me I hid behind a
tree and cried out "I am
an orphan."

And here I am, the
center of all beauty!
writing these poems!
Imagine!

*

Imaginem!
Réplica ao poema “Autobiographia Literaria”
de Frank O’ Hara

Quando era pequeno
tinha vergonha
e na escola
que ficava perto de casa
não sabia ao certo
o meu lugar

Brincava sozinho
imaginando o cheiro dos brinquedos
na feira do Carmo
e no caminho de casa
sonhava alto
a caminhar

Eu não cultivava os amigos
excepto dois e admiráveis
como os gestos ternos
de meus pais
que me ensinaram a liberdade
de esperar

Caminhei por entre
os silêncios
das gentes à minha volta
que esperavam de mim
o curso superior
e talvez casar

O lugar da minha infância
agora sou eu próprio,
imaginem!

Lisboa, 26 de Março de 2003

(A título excepcional, e porque é Abril, um poema que escrevi em homenagem a Frank O´Hara antecedido do poema original, em inglês, que inspirou o meu. A fotografia é de Helder Gonçalves e como todas as que tenho publicado, de sua autoria, é um original que a sua amizade me permite publicar.)

2 comentários:

Anónimo disse...

Perfeito, Eduardo.

Eduardo Graça disse...

Obrigado. Fiquei a conhecer o seu bonito blog que vai para os meus favoritos.