quarta-feira, agosto 23

FALAR/BEIJAR

Posted by Picasa Imagem daqui

Ressonância de 23 de Agosto de 2004. Do meu livro artesanal dos fragmentos de leitura de “Roland Barthes por Roland Barthes”:

“Segundo uma hipótese de Leroi-Gourhan, terá sido depois de libertar os seus membros anteriores da marcha (e portanto a boca da predação) que o homem terá podido falar. Eu acrescento: e beijar. Pois o aparelho fonador é também o aparelho oscular. Ao passar à posição de pé, o homem ficou livre para inventar a linguagem e o amor: talvez tenha sido o nascimento antropológico duma dupla perversão concomitante: a palavra e o beijo. De acordo com isso, quanto mais os homens se sentiram livres (pela boca) tanto mais falaram e beijaram; e, logicamente, quando, através do progresso, os homens ficarem libertos de todas as tarefas manuais, não farão outra coisa senão discorrer e beijar-se.
Imaginemos para esta dupla função, localizada no mesmo sítio, uma transgressão única, que nasceria duma utilização simultânea da palavra e do beijo: falar beijando, beijar falando. Teremos de acreditar que esta volúpia existe uma vez que os amantes não param de "beber as palavras nos lábios amados". Aquilo que assim experimentam é, na luta amorosa, o jogo do sentido que irrompe e se interrompe: a função que se perturba, numa palavra: o corpo balbuciante."

2 comentários:

Anónimo disse...

Imagem lindíssima!
António Alegria

Anónimo disse...

PORTO, 2006.08.23
Viva.
Parabéns ao EG pela variedade de temas apresentados no seu espaço cultural. O texto citado e o desenho são maravilhosos. E a hipótese do aparecimento beijo, também. Esta matéria estuda-se hoje no sétimo ano das escolas na disciplina de História. Não me lembro se o Dr. Furtado me ensinou alguma coisa disto na Escola Com e Ind de Faro (evolução do homem) pois não me lembro de nada. E o André Leroi Gourhan também não conhecia. Ora aqui está a validade do blogue pela pesquisa a que obriga. Parabéns mais uma vez. Sendo assim, o que é que há a dizer sobre isto, sobretudo quem sobre tal assunto não sabe nada?... Como na Balada de Neve do Augusto Gil... fui ver. E encontrei este texto que acho giro.

”O TEMPO EM QUE OS HOMENS COMEÇARAM A FALAR”

Todos os animais comunicam entre si, utilizando uma linguagem formada por sinais muito simples. Através de sons ou de movimentos do corpo, exprimem os seus instintos elementares, desde a fome e o medo à agressão e ao impulso sexual. Os primeiros homens também emitiam certamente esses géneros de sinais.
Mas quando terão os homens começado a usar uma linguagem mais complexa, servindo-se de uma gama variada de sinais para significar o que sentiam e pensavam? Calcula-se que o Homo erectus já seria capaz de fazê-lo. Efectivamente eles já possuíam um cérebro mais volumosos e também um aparelho fonador (boca , cordas vocais) que, embora ainda rudimentar, poderia emitir uma certa diversidade de sons. Pensa-se, por isso, que, além de recorrerem a determinados gestos para se exprimirem, também já falavam, isto é, conseguiam pronunciar certos conjuntos de sons para designar coisas e acções. Se não fosse assim, como poderiam os bandos de recolectores nómados organizar a sua vida em grupo? Para procurarem alimento e abrigo, para caçarem, para transmitirem as suas técnicas de trabalho da pedra tiveram de desenvolver uma linguagem. Depois da capacidade de fabricar instrumentos, este foi o passo mais decisivo da humanidade. (texto retirado da História 7, 7º ano de Maria Emília Diniz...)

Do aparecimento do beijo, nada. Aceita-se portanto a hipótese de Leroi-Gourhan.
JS