terça-feira, agosto 22

FELIPÃO - RENOVAÇÃO

Posted by Picasa Fotografia daqui

Uma incursão pelo futebol na hora que antecede o jogo no qual o Benfica decide se vai voar alto (na “Liga dos Campeões”) ou baixinho (por aí …). [Decidiu voar alto!]

Para referir que a primeira convocatória de Felipão, na era pós mundial da Alemanha, mostra toda a sua sabedoria. Assinalo que 12 dos 22 jogadores convocados jogam em Portugal – penso que há muito tempo tal não acontecia – que a média de idades dos convocados deve ter baixado bastante – não fiz as contas – e que, no fundo, promovendo a renovação, Felipão pode manter uma equipa base com a mesma estrutura da anterior.

Com diferenças substanciais que se podem imaginar pensando que, no mesmo onze, podem jogar Cristiano Ronaldo, Quaresma, Carlos Martins e Hugo Almeida … mais um pouco de tudo – técnica, força, juventude e altura – apesar da menor experiência – sem Figo e Pauleta.

A convocatória é inatacável e julgo que também beneficia do facto de os treinadores das três principais equipas portuguesas – Porto, Sporting e Benfica – serem portugueses… A ver os próximos capítulos, até 2008, ou mesmo até ao mundial de 2010. A selecção de Portugal vai continuar a ser muito forte, não só a nível europeu, como mundial … É um facto importante para o país?

Convocados:

Guarda-redes: Quim (Benfica) e Ricardo (Sporting).
Defesas: Fernando Meira (Estugarda, Ale), Caneira (Sporting), Nuno Valente (Everton, Ing), Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho (Chelsea, Ing), Ricardo Costa (FC Porto) e Ricardo Rocha (Benfica).
Médios: Deco (FC Barcelona, Esp), Petit (Benfica), Carlos Martins e João Moutinho (Sporting), Costinha (Atlético de Madrid, Esp) e Tiago (Lyon, Fra).
Avançados: Cristiano Ronaldo (Manchester United, Ing), Ricardo Quaresma e Hélder Postiga (FC Porto), Hugo Almeida (Werder Bremen, Ale), Boa Morte (Fulham, Ing) e Simão e Nuno Gomes (Benfica).

3 comentários:

Anónimo disse...

PORTO, 2006.06.22
Viva.
Diz o EG:
Quanto à “incursão pelo futebol na hora que antecede o jogo no qual o Benfica decide se vai voar alto (na “Liga dos Campeões”) ou baixinho (por aí …).” há que dizer os seguinte:

A rapaziada de Faro é maioritariamente adepta do Sporting, onde penso que o Matos e o Ló são ainda os maiores protagonistas. O EG, pelo andar da carruagem também me parece ser de cor verde. Não há problema nenhum. Se o EG for adepto do Sporting, os meus parabéns porque a equipa está bem, muito forte psicologicamente, o factor primordial na minha opinião para se ganhar jogos.

Quanto ao meu clube, o BENFICA, palpita-me que hoje vai voar alto. Não é que seja uma grande equipa (não tem banco) mas o Fernando Santos, retiradas as palermices do losango, já fez ali qualquer coisa. Há ali um pouco de juventude que pode funcionar. O Manú é imprescindível à direita, mais regular mas menos jogador que o Giovani da época passada. O outro extremo que veio do Boavista, também gosto dele. Bom o Benfica pode passar... e , logicamente, pode ficar-se também. O falecido Alves dos Santos costumava dizer que o golo nascia de uma falhanço da defesa. Não sei quem joga à esquerda... mas não posso aceitar que aqueles tipos, profissionais como são, não sejam polivalentes. Eu joguei no S.C.Braciais, clube da minha terra, desde guarda redes ao extremo esquerdo e não tinha problemas. Esta malta de hoje é o que se vê...

Quanto à selecção concordo com o que diz o EG. Já agora uma questão:- o João Moutinho foi seleccionado e não percebo o jogo dele. Dizem que é o puto maravilha. No meu tempo em Faro, na Escola e no Liceu havia dez jogadores melhores que ele e não apareceram. No Liceu eram:-Balito Uva (extremo de pé esquerdo fantástico) Monteiro(goleador tipo Nani do Sporting) Aleluia ( camisa dez, tipo Rocha da Académica, anos sessenta) Tabeta ( extremo eficiente e rápido)e da Escola Comercial eram:- Zé Gonçalves(camisa dez, pensador, tipo Hernãni FCPorto, anos 50), Ribeirinho(elegãncia e finesse tipo Vasques dos violinos) Júlio (extremod ireito espectacular...) E outros.. muitos.
Força BENFICA
Sem mais,
JS

Carminda Pinho disse...

Vamos lá ver como será até final, mas o Benfica já marcou um grande golo pelo GRANDE Rui Costa.
Esclareço no entanto que não sou benfiquista sou mais adepta do azul,do Belenenses claro!

Anónimo disse...

PORTO, 2006.08.22
O BENFICA ganhou com mérito e estou satisfeito. Não apenas por ter ganho mas porque teve presença e quis ganhar. E ainda porque a equipa esteve calma, esforçou-se e o Manú e o Paulo Jorge estiveram lá nas pontas. O melhor em campo na minha opinião foi o Nélson a fazer lembrar o Artur Correia, o russo de outros tempos.
O BENFICA ganhou pelo bloco que demonstrou ser. Se o BENFICA quiser continuar no bom caminho terá continuar humilde e... correr. Francamente gostei e penso que a equipa pode melhorar.

Um obrigado aí a Carminda por ter vibrado pelo golo do genial Rui Costa. Domingo à noite vamos defrontar-nos, BENFICA /BELENENSES; dá na TVI. Boa sorte para o seu clube.

JS