
Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, nasceu em 1109 e morreu em 1185, sendo filho de D. Henrique de Borgonha e de D. Teresa de Leão e Castela. Iniciou a I Dinastia (1143-1383).
(...)
“A infância e adolescência de Afonso Henriques decorreram, portanto, num clima de intensas lutas, intrigas e contradições que não podiam deixar de influir no seu carácter, e de o pressionar a tomar partido entre as posições assumidas pelos senhores e familiares que viviam à sua volta. Todavia, estamos reduzidos a fazer deduções a partir dos acontecimentos, alguns deles de significado ambíguo, e sem o apoio de informações documentais expressas. Que o leitor não esqueça esta advertência para não transformar em certezas indubitáveis o que apresentamos apenas como uma interpretação verosímil dos factos.”
(...)
“Os acontecimentos mostravam ao infante a imperiosa necessidade da virtude da firmeza na conduta política.”
(...)
“O ambiente de combate que rodeou a infância e a juventude de Afonso Henriques podia ter influenciado o seu ânimo de maneira mais precisa ainda, incutindo nele o desejo de lutar pela independência, para reunir e concentrar as próprias forças, contando o menos possível com o apoio de poderes alheios, pois os acontecimentos em que viu envolvidos os seus próximos manifestavam a precariedade das alianças e a certeza das intrigas.” .
In “D. Afonso Henriques” de José Mattoso, “1. A Juventude de um predestinado” – "Afonso Henriques", pg. 32/33. (1)
.
Sem comentários:
Enviar um comentário