segunda-feira, maio 21

FLORENÇA

Posted by PicasaPara a Helena

“Setembro (1937)

Se dizeis: “eu não compreendo o cristianismo, quero viver sem consolação”, então sois um espírito limitado e parcial. Mas se, vivendo sem consolação, dizeis: “compreendo a posição cristã e admiro-a”, sois um diletante sem profundidade. Começo a deixar de ser sensível à opinião.

*

Claustro de San Marco. O sol no meio das flores.

*

Primitivos “siennois” e florentinos. A sua obstinação em fazerem os monumentos mais pequenos do que os homens não vem de uma ignorância em relação à perspectiva, mas da firmeza na confiança que depositam no homem e nos santos que põem em cena. Inspirar nesse facto para cenário de teatro.

*

As rosas retardatárias de Santa Maria Novella e as mulheres, neste domingo de manhã em Florença. Os seios libertos, os olhos e os lábios que vos fazem bater o coração, a boca seca e um calor nos rins”

Albert Camus – Excertos dos “Cadernos” – Edição Livros do Brasil. [Apontamentos de uma visita a Pisa e Florença.]
.

3 comentários:

Rainha de Copas disse...

Eu vim agradecer o carinho que eu sinto cada vez que leio um comentário seu. Obrigadissima. Mesmo.

vieira calado disse...

Florença é das cidades mais espectaculares que conheci.

hfm disse...

Obrigada, Eduardo. Deveria ter lido Camus antes de lá ter ido. Ou melhor, talvez ter visto com os meus olhos e agora sinta mais com estas palavras que me vai oferecendo.