quinta-feira, maio 3

ELEIÇÕES EM LISBOA

.
PS quer eleições em Lisboa até 15 de Julho

O executivo da CML apodreceu e caiu. É normal, se atentar-mos na sua gestação. Santana Lopes» Carmona Rodrigues «M.M. Carrilho. PSD+PS=0.

É certo que vamos para eleições intercalares. Só para o executivo ou para todos os órgãos da autarquia? É o que resta saber. Seria mais prudente, do ponto de vista da democracia, ou seja, do interesse dos cidadãos, que as eleições abrangessem todos os órgãos incluindo a Assembleia Municipal e as Juntas de Freguesia.

O PS só terá hipóteses de ganhar estas eleições se apresentar uma candidatura forte, muito forte! E um cabeça de lista, forte, muito forte! Parto do princípio que, ao contrário das Presidenciais, o PS joga nestas eleições o futuro político da maioria que apoia o governo.

Estas eleições são, a meio do mandato, uma verdadeira sondagem ao governo e não vale a pena andar com rodeios. Por isso das duas uma: ou o PS se apresenta sozinho ou encabeça uma coligação de esquerda. Em qualquer dos casos o candidato a Presidente do executivo tem que ser muito forte, muito forte!

Lembro que a única vez que o PS ganhou as eleições autárquicas em Lisboa, se não erro, apresentou à cabeça de uma coligação de esquerda o seu próprio Secretário-geral, Jorge Sampaio. No presente, com ou sem coligação de esquerda, o PS não pode apresentar um cabeça de lista para cumprir calendário.

Receio pelas escolhas do PS. É preciso um golpe de asa, uma equipa mobilizadora que obtenha não só o apoio do aparelho partidário como de um vasto espectro de eleitores do chamado “centro esquerda”!

Façam o favor de colocar o eleitorado socialista em condições de votar numa equipa na qual possa confiar e dê a todos esperança de uma gestão autárquica séria, realista, com ideias e projectos de futuro. Por favor!
.
.
Como já esclareci num comentário, na verdade, João Soares também ganhou, à frente de uma coligação de esquerda, as eleições autárquicas de 1997.
.
.

3 comentários:

Quintanilha disse...

João Soares, é o homem indicado!
Foi, no meu entender, o melhor Presidente de Câmara que Lisboa alguma vez teve. Tem provas dadas!
Foi derrotado pelo jet-set e por meias dúzia de lisboetas patetas que votaram em Santana Lopes da mesma forma que votavam em Lili Caneças, em Cinha Jardim ou noutra anormalidade qualquer.
João Soares é o homem que Lisboa precisa!

tomas vasques disse...

Eduardo: João Soares encabeçou a lista da coligação que ganhou a Câmara de Lisboa, em Dezembro de 1997, contra Ferreira do Amaral - o homem das obras públicas de Cavaco. Abraço.

Eduardo Graça disse...

Tem razão o Tomas Vasques. Pois na realidade, nas eleições autárquicas de 1997, a coligação de esquerda ganhou as eleições, em Lisboa, numa lista encabeçada pelo João Soares. Além de Jorge Samapaio e João Soares, em listas de coligação, o PS ainda ganhou as primeiras eleições autárquicas, em Lisboa, em 1976, sendo eleito Presidente Aquilino Ribeiro Machado. Quando a coisa se clarificar em Lisboa e estivermos à beira das inevitáveis eleições intercalares, certamnete, antes do próximo verão, logo voltaremos ao assunto.