terça-feira, maio 22

ANTÓNIO COSTA - NEM TUDO SÃO ROSAS

Posted by PicasaImagem daqui

As eleições em Lisboa têm candidatos quanto baste. Até ao dia 4 de Junho ainda podem surgir surpresas mas a única carta importante que falta jogar é Carmona Rodrigues. A experiência aconselha cautela e caldos de galinha na apreciação dos méritos e dos resultados eleitorais de cada candidatura como muito bem se explica aqui.

Os argumentos políticos do PS para avançar com a candidatura de António Costa são coerentes e eu próprio, no essencial, os subscrevo. O PS preencheu o requisito político essencial que havia de cuidar: apresentar um candidato forte, ou seja, o mais bem posicionado para negociar com o governo as soluções para os intrincados problemas de Lisboa que a direita deixou de herança aos próximos eleitos. Mas daí até menosprezar os adversários vai uma grande distância.

Nas condições em que vão decorrer estas eleições o PS confronta-se com, pelo menos, três factores adversos: a dispersão do eleitorado de esquerda por diversas candidaturas, incluindo a de Helena Roseta; a tendência quase inevitável, face ao momento do ciclo político, para o voto de protesto penalizar mais o PS do que o PSD, que foi quem exerceu o poder na autarquia desde finais de 2001, e a desmobilização política de algumas franjas do eleitorado potenciada pela data da eleição - 15 de Julho - que favorece a abstenção.

Ao contrário do que muitos parecem crer estas eleições em Lisboa são uma batalha política muito difícil para o PS apesar dos cuidados postos, além de António Costa, na escolha da lista, cumprindo com todas as regras da paridade o que, surpreendentemente, não tem sido sublinhado, na escolha dos mandatários e, espera-se, no teor do programa eleitoral que deverá romper com a paz podre que tem reinado na autarquia atacando, de frente, o descalabro financeiro e organizacional que todos reconhecem ser real e que pode ser mais grave do que se supõe.

A candidatura de António Costa não pode correr o risco de surgir como uma candidatura do governo para conquistar Lisboa contra todos as outras que se vão tentar posicionar como candidaturas de Lisboa para derrotar o governo. É este o cerne da dificuldade que António Costa tem que ser capaz de tornear.
.

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito boa análise. Já escrevi à candidatura de António Costa a explicar-lhe que há muitos eleitores como eu, que gostariam de votar Costa, mas podem, por exemplo, preferir ir à Costa (da Caparica). Estou à espera que o candidato Costa diga algo sensato sobre o dossier Ota, que tenha em conta em primeiro lugar o interesse da cidade de Lisboa. Se não o fizer, lá optarei pela Costa. Não serei o único.