domingo, outubro 31

O não blog de Clara Ferreira Alves

Trancrevo a crónica de Clara Ferreira Alves publicada, ontem, no "Expresso". Serei um, entre muitos, a dar blog a Clara.

"O meu «blog»

«Aqui para nós que ninguém nos ouve, seria uma péssima ideia ser directora do 'Diário de Notícias'.»

Não tenho um «blog» mas, há alturas em que um «blog» dá muito jeito. Se eu tivesse um «blog» faria estes breves apontamentos.

1. Quem me convidou ao certo para dirigir o «Diário de Notícias»? O Governo, o primeiro-ministro, o presidente da PT, os accionistas da PT, ou o Mário Bettencourt Resendes e o Luís Delgado? Ou será que sonhei? Porque esse lugar de director não estava vago.

2. Uns dias antes da minha recusa em dirigir o «Diário de Notícias» apareceu publicado nesse jornal um texto de uma assessora política do primeiro-ministro. Eis o tipo de texto que eu jamais publicaria se fosse directora do «Diário de Notícias» mas, curiosamente, enquanto os jornalistas se afadigavam a atacar-me e ao meu famoso «santanismo», ninguém com excepção de José Pacheco Pereira no seu «blog» (o jeito que dá um «blog») reparou neste exemplo de independência, isenção e critério jornalístico do «Diário de Notícias».

3. No dia seguinte à minha recusa em dirigir o «Diário de Notícias», o mesmo «Diário de Notícias» não dava uma única notícia sobre o assunto, ignorando-o jornalisticamente, olimpicamente. Foi o único órgão de comunicação social a fazê-lo. No «Diário de Notícias», que fui convidada para dirigir, eu não sou notícia nem breve nem «fait-divers». Coisa interessante. E tudo na mesma como dantes. Mais isenção.

4. Na mesma semana agitada, daquelas semanas em que mais valia estarmos, como dizia o cómico W. C. Fields, em Filadélfia, uma «fonte governamental» confirmou que a minha decisão «estava tomada». Coisa interessante. Como é que a «fonte governamental» sabe o que eu estou a pensar? E como é que se arroga o direito de responder por mim? Aqui, remeto para a minha carta ao Abrigo do Direito de Resposta que o EXPRESSO publica neste número.

5. O wittgensteiniano Não sei Quantos Cintra Torres, que sempre confundo com alguém que vendia parabólicas, e que para escrever sobre um «reality show» cita Kant, Hegel e o neo-confusionismo, presume de culto e de saber de tudo. E lá veio ele, lesto e molesto, acusar-me de ser uma «santanete» colocada no «Diário de Notícias» para manipular e controlar o jornal a favor do Governo. É bom que Cintra Torres, que também posso confundir com o homem das cervejas Cintra, deixe de se meter comigo, o que ele tem feito modestamente até aqui. Porque eu, ao contrário do que ele pensa, sou incontrolável, e escrevo melhor do que ele (sem citar Wittgenstein). E já agora, Cintra Torres está a fazer um projecto de uma série, ou um filme, ou lá o que é, com o actual director do «Diário de Notícias», (não, não sou eu, não seria, não fui...) para a RTP. A mesma RTP para quem Cintra Torres trabalha como colaborador e crítico imparcial. Será que é ele que vai criticar o trabalho dele na RTP? Mais um caso de isenção e imparcialidade nos «media».

6. Aqui para nós que ninguém nos ouve, seria uma péssima ideia ser directora do «Diário de Notícias», porque deixava de poder escrever estas coisas. Ou então, arranjava um «blog» (o jeito que dá um «blog»).

7. Mudando de assunto, para refrescar, o actual procurador da República veio dizer esta frase «Eu seria o último a prejudicar o PS». Isto, porque foi o PS que lhe deu este emprego. Eis um dos raríssimos casos dos últimos tempos em que não foi Santana Lopes o culpado de tudo. Imaginem se o procurador dissesse «Eu seria o último a prejudicar o PSD». Era mau, não era?

8. Conheço o Pedro Santana Lopes há muitos anos e nem ele nem eu temos culpa disso. Mas, se eu sou «santanete», por que não há-de ele ser «clarete»? Eis mais um caso flagrante de discriminação e perseguição das mulheres. Nunca teremos poder suficiente para... E, com mulheres a recusarem cargos de chefia de jornais, nunca teremos. Porque, vê-se bem que todos os jornais em Portugal são feitos por homens (e quase todos os «blogs» também, embora elas comecem a crescer e multiplicar-se.).

9. Na melhor tradição machista e misógina da praça portuguesa, ou melhor, da praceta portuguesa, assim que se soube por esses jornais fora que eu tinha sido convidada para directora do «Diário de Notícias», coisa que todos os jornais sabiam menos o «Diário de Notícias» (coisa interessante), começaram logo a debochar sobre o meu corte e cor de cabelo e os meus «bâtons» berrantes e por aí fora. Nos «blogs». Um tal Luís Nazaré escreve uma palhaçada sobre mim por causa disso. Será o mesmo homem simpático e educado que me convidou há tempos (e à minha probidade intelectual) para um Encontro sobre Educação do Partido Socialista? Não deve ser. Devo dizer que sem um bom corte de cabelo e um bom «bâton», considero impossível dirigir um jornal sério como o «Diário de Notícias». É uma condição contratual tão importante como a garantia da autonomia, independência e isenção.

10. E, a finalizar, por que é que eu não fui afinal dirigir o «Diário de Notícias»? Bom, esperem pelas minhas Memórias. Ou talvez nem seja preciso. Depois do tempo perdido com o jornalismo português contemporâneo, que tão doente anda, bem preciso de regressar aos livros. E escrever um livro é um acto solitário perfeito, como o onanismo.

11. Finalizo em tom nostálgico e «esquerdista», naquele estilo que os meus inimigos literários abominam. Tenho saudades do tempo português em que existiam Natálias Correias (e Veras Lagoas). Muita saudade. O que por aí anda não presta. Muito silêncio, muito medo, muita agenda política disfarçada, muito emprego a segurar. Muita ambição sem talento. Muito cabotinismo.

21 comentários:

Anónimo disse...

O jeito que dariam ainda mais blogs e bloguistas. Ler Clara Ferreira Alves faz bem e recomenda-se, mesmo que em diferido da imprensa. Obrigada

Anónimo disse...

vamos lá ver se isto chega aos ouvidos da srª drª clara:
Por favor veja lá se a sua inteligência consegue ser superior à tentação de se deixar enfeudar
àquela mafia infiltrada no PS (que, por acaso,até parece q està no poder)
obrigado,
(luís R.)

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o seu artigo
Pena que não deram ouvidos a um senhor que disse: o POLVO estava a crescer aí o temos dia após dia a espalhar os tentaculos.
Já pensam na regionalização, quanto jeito dava arranjar tacho para os amigos e essencialmente controlar as zonas mais importantes do país.
A partir daí era mais facil controlar eleições.
Quando no passado alertei para os factos que hoje presenciamos, chamaram-me pessimista,velho do Restelo.
Força Clara tu aínda tens o poder de dizer as verdades, Parabéns.

markez disse...

querida clara depois de tantos esclarecimentos (ou não), talvez fosse interesante que nos revelase o que se passa na reunião do Bilderberg Club, quem a convidou? seguramente o Sr.Pinto Balsemão..altos voos esperam a esta senhora...esperar para ver...

Anónimo disse...

Clara
Continue temerária, e fale também do tutano do aparelho judicial, das forças "exteriores" que o conformam, condicionando carreiras e aceitação.
Comente a mentalidade naquele reinante, independentemente das "famílias" a que cada um dos seus membros da sua "nomenklatura" efectivamente reporta.
Bem como a existência de verdadeiros acordos de regime, entre as forças vivas reinantes na judicatura.
E o modo ignóbil como aquelas - seja enquanto instaladas na ASJP, seja no CSM, seja, finalmente, no CEJ - distribuem vantagens e prebendas entre si, reduzindo à mediocridade forçada os que apenas exercem as funções para que foram nomeados.
Já agora, detenha-se ainda na profunda rejeição, pela dita nomenklatura, de todo o profissional que não comungue da matriz étnico/religiosa maioritária.

Dreyfuss

Anónimo disse...

Acabei de ouvir a Drª Clara Ferreira Alves, entrevistada no programa do Goucha na TVI24, dizer que gostava de investigar o "caso BPN".
Pois eu acho que, em tendo essa oportunidade, prestaria um inestimável serviço ao País.
E deixo-lhe daqui um alvitre:
Que investigue as muitas ligações entre esse escândalo e este roubo:
http://infamias-karocha.blogspot.com
Encontrará muito mais ligações do que imaginaria.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

PARTILHA: - The greatest sins are the sins of silence in the face of evil.
Robert Dean - Congreso contacto extraterrestre (KIKI) http://www.courtneybrown.com/contact75.html
4/09/12 Kerry Cassidy: Black Projects, Grey's, Alien Races, Abductions, Drake - Project Camelot http://www.youtube.com/watch?v=PlXK3Bl3F7M&feature=related
Speaking From The Heart - Kerry Cassidy http://www.youtube.com/watch?v=iSMbBI9Yxd4&feature=related EmergingNewWorld.com
Clif High w/Kerry Cassidy (Project Camelot) and John Moore [July 26, 2012] http://www.youtube.com/watch?v=Xh8ssJu3BQE&feature=relmfu
Clif High's Wujo: July 23, 2012 - Confirmation from RV experiments http://www.youtube.com/watch?v=78KmZZeaxi4&feature=related
Clif High - The 2012 data http://www.youtube.com/watch?v=C11Ucq09kbY&feature=relmfu
Clif High - Remote Viewing and ELE talk from the Wujo June 16 2012 http://www.youtube.com/watch?v=6M_7-XLIMp4&feature=related
PROJECT CAMELOT: KERRY CASSIDY INTERVIEWS ASHAYANA DEANE - PART ONE http://www.youtube.com/watch?v=AQ-ZaU6FHNw
PROJECT CAMELOT: KERRY CASSIDY INTERVIEWS ASHAYANA DEANE - PART TWO http://www.youtube.com/watch?v=7-h_Qk4Z1SQ&feature=relmfu
PROJECT CAMELOT: KERRY CASSIDY INTERVIEWS ASHAYANA DEANE - PART THREE http://www.youtube.com/watch?v=dK2vWZE8noU&feature=relmfu
Ingo Swann - Coast to Coast AM - 2001 http://www.youtube.com/watch?v=jQlMZDF5ReA&feature=related
Ingo Swann The Man Who Started Remote Viewing part 1 of 7 http://www.youtube.com/watch?v=3Wm1RNZkqZI
George Kavassilas on A Fireside Chat - Our Universal Journey Part 1/2 - July 7th, 2012 - http://www.youtube.com/watch?v=hSlr5ZGCEW4
George Kavassilas on A Fireside Chat - Our Universal Journey Part 2/2 - July 14th, 2012 - http://www.youtube.com/watch?v=CCGhwPvcgQI&feature=related
6/23/12 George Kavassilas: Awakening, False Gods, Dimensions, Ayahuasca - Truth Frequency http://www.youtube.com/watch?v=SrW9Quxks9U&feature=related
George Kavassilas Synthetic Universes blinded by the LIght, ClandestineTimelord GLPVC 2012 - http://www.youtube.com/watch?v=kAeYg0iWXzs&feature=related
David Icke Awesome NEW Interview June 18, 2012 - DNA, Royals and Iluminati History - http://www.youtube.com/watch?v=YnBhA2429SQ&feature=related
Partilhem "viral" por todo o Portugal via Câmaras, Associações, Bombeiros, Escolas, Lares, etc. (traduzam).
O VATICANO domina os Telescópios e assim, as imagens dos vários corpos celestes que se estão a aproximar da Terra (grandes cataclismos se prevêem) vindo do lado do pólo Sul: NASA e ENTIDADES Extraterrestres PREDADORAS INSTALADAS, via ILLUMINATI/SOCIEDADES SECRETAS e SATÂNICAS, seus híbridos e servos; Governos feitos marionetas, com entidades sem ALMA/EMPATIA estarão até o FIM Ocultando a VERDADE e É URGENTE que as populações tomem consciência do que se passa na Terra! - O Ser HUMANO DISCERNIDO, tem poderes divinos que podem minimizar o CAOS que está à porta da Humanidade! SÓ a VERDADE LIBERTA! Luz Crística! mf
(Convidem professores reformados que possam legendar em português ou, procurem muita informação em espanhol - estão bem mais ACORDADOS do Transe Hipnótico Colectivodo que os Portugueses!) O TEMPO para DESPERTAR está no FIM!

Carrasco dos Traidores disse...

Quero apenas manifestar a minha, cada vez maior, falta de apoio a certas tomadas de posição de Dona Clara. Uma delas, a incapacidade de abdicar da ideologia que a prende a um partido traidor, de lambe-botas, de ignaros, de chicos-espertos, de aproveitadores, de mentirosos (não há adjectivos com sentido negativo que cheguem para qualificar essa gentalha!), como é o caso do PS (não um Partido Socialista - que por cá não existe). A outra incapacidade, foi o facto de, no "Eixo do Mal" de 13 de Julho 2013, talvez devido ao seu femininismo (qual machismo), de, porventuras, ter influenciado os seus colegas de programa para que não se comentasse a triste figura de fascista que teve aquela sujeita que é, para vergonha nossa, Presidente (Presidenta!) da Asembleia da República, ao CHAMAR aos portugueses ali presentes (e a todos nós por arrastamento) de "carrascos (nazis)" (implícito no texto por ela citado - que é, ao que parece, o único que sabe de cor, uma vez que já o fez, pelo menos tês vezes nos seus "discursos", cá e lá...). Não se terá apercebido que os verdadeiros carrascos do povo português, são a maioria daqueles deputados que não representam ninguém, a não ser aqueles para quem trabalham - os das grandes negociatas escuras! Poderá algum português dizer que nas eleições legislativas votou neste ou naquele depputado? Não pode, porquém os conhecia! Eles não fizeram campanha eleitoral em nenhum círculo pelo qual foi eleito... Estes "bons" partidos que temos, não deixam que haja círculos eleitorais... isso poderia acabar-lhes com alguma mama e, de certeza, acbaria com a tão fascista disciplina de partido!
Quem apoia aqueles que têm sido os inimigos desta Nação (os tão pomposamente auto-designados "partidos do arco da governação" - e porque não antes, da corrupção, da ladronagem, da traiçao...), não podem ser nossos amigos, nem contar com o nosso apoio.

Um "carrasco dos traidores".