sábado, outubro 9

"Velha Europa" na 3ª Idade

O “Expresso” na sua edição de hoje publica um trabalho acerca da questão demográfica a propósito de um relatório da EU intitulado: “A situação social na União Europeia – 2004”.

Deixo aqui um excerto. O trabalho publicado pode ser lido no IR AO FUNDO E VOLTAR assim como o artigo que publiquei, em Março de 2004, no “Semanário Económico”, sob o título “Imigração – não meter a cabeça na areia.

“Bruxelas faz as contas e adverte para o risco do aumento dos idosos face à população activa. Após 2010, as coisas vão piorar ainda mais

Um em cada seis cidadãos comunitários tem hoje mais de 65 anos, mas no início da próxima década, quando se assistirá a um rápido envelhecimento da população da União Europeia (UE), a proporção será de um em cada quatro.

Os dados e os alertas sobre a dimensão do problema figuram no relatório «A situação social na União Europeia - 2004», cuja síntese foi há dias publicada pela Comissão. Actualmente, os 74 milhões de idosos correspondem a 16,3% da população total, mas em 2010 o peso dos «seniores» será de 27%.”

Sem comentários: