sábado, outubro 9

Três meses depois

Passaram três meses exactos sobre a decisão do PR, após a fuga de José Manuel Barroso, de não convocar eleições gerais antecipadas. 9 de Julho de 2004. Três meses depois estamos, de novo, em plena crise política ou num arremedo dela? Manobras tácticas? Reposicionamento de forças? Mudança de generais? Preparo para as batalhas políticas nos prazos legais? Ou mais do que isso?

O tom dos discursos e o desenho do cansaço nos rostos deixa antever, pelo menos, excesso de nervosismo. A opinião pública não se alenta com as medidas anunciadas pelo governo. A base de apoio da maioria estreita-se. Todos os sinais vão nesse sentido.

As oposições estão mais frescas. Porque estão fora da linha de fogo dos descontentamentos provocados pelas medidas impopulares. Mas também porque mudaram, ou vão mudar, as lideranças (excepto o BE). O tempo é escasso para mais do que escaramuças tácticas. Na legislação, nos negócios e na propaganda. A evolução, a curto prazo, da economia não vai ajudar quem governa. Veja-se a escalada do preço do petróleo nos mercados internacionais.

A anunciada aceleração desacelera. O factor tempo, finalmente, parece favorecer a oposição. O orçamento de estado para 2005 tem de ser apresentado até ao final da próxima semana. Disso falará certamente o primeiro-ministro na anunciada comunicação ao país de 2ª feira. Qual a mensagem? De confiança ou de renúncia? De esperança ou de desalento? De autenticidade ou de demagogia?

Veja o interessante artigo Marcelo e as «ondas de paixão», de Clara Ferreira Alves, no “Diário Digital”