sábado, outubro 30

União Europeia - um fracasso e o que está para vir

Está disponível no IR AO FUNDO E VOLTAR o artigo “ELEIÇÕES EUROPEIAS – SINAIS DE PREOCUPAÇÃO” publicado no rescaldo das eleições europeias de Junho de 2004.

O recente fracasso de José Manuel Barroso, na aprovação da proposta de Comissão pelo Parlamento Europeu, é só um primeiro sinal das dificuldades que se vão seguir.

Os processos de ratificação da Constituição Europeia, ontem assinada em Roma, pelos Chefes de Estado e de Governo, de cada um dos 25 países membros, revelarão que, como se afirma, na parte final do artigo, “os sentimentos euro-cépticos e euro-fóbicos, assim como os nacionalismos radicais, que afloraram, com veemência, nas últimas eleições europeias, podem transformar-se em verdadeiras ameaças ao desenvolvimento do projecto europeu e à própria democracia representativa que gerações sucessivas construíram à custa de milhões de mortos e de sacrifícios sem fim.”

E concluo: “A propósito destas preocupações lembro sempre o que Albert Camus escreveu e que é a chave para entender muitas mudanças que, à primeira vista, nos podem surpreender: “Organiza-se tudo: É simples e evidente. Mas o sofrimento humano intervém e altera todos os planos”

Sem comentários: