sábado, outubro 30

Um ano é muito tempo - II

Nicolau Santos, no Expresso, faz qualquer pessoa de bom senso alinhar nas críticas de Cavaco Silva. É uma ironia da história. Mas a realidade tem mais força do que a ideologia.

A política económica de um governo tomado por uma deriva eleitoralista pode colocar Portugal numa situação ainda mais difícil não só face ao cumprimento dos critérios da UE mas à criação de condições para a criação de riqueza nacional e a uma sua mais justa distribuição.

Não é o programa da direita no poder que está em causa é o futuro de uma outra qualquer política económica de um futuro governo socialista.

"Já estamos todos a rezar, professor - Cavaco dá sinal de que não gosta do OE 2005

CAVACO Silva pediu esta semana aos portugueses para rezarem para que o poder político não lance Portugal noutra crise de finanças públicas. Eu, pela minha parte, já comecei. Mas em verdade lhe digo, professor, que embora os ventos divinos sempre tenham estado connosco - e é ver o caso do «Prestige», que só não poluiu as águas marítimas portuguesas por intervenção de Nossa Senhora de Fátima, segundo o ministro Paulo Portas - desta vez o milagre vai ser mais difícil do que o Sporting ganhar jogos com o auxílio do Além, por interposto padre Vítor Melícias.

É que, logo por azar, no mesmo dia em que Cavaco fazia tão lancinante apelo, o comissário europeu Joaquín Almunia, divulgava as previsões de Outono da Comissão Europeia, onde se afirma que em 2005 Portugal não vai violar um, mas os três critérios do Pacto de Estabilidade. Não vamos cumprir o défice de 3%, a dívida será superior a 60% do PIB (já vai em 62%) e o défice estrutural não descerá meio ponto do produto como nos dois anos anteriores.

Sejamos justos: dois dos critérios não vamos cumprir. Mas o défice, com mais alguma desorçamentação, com mais algum fundo de pensões transferido para a Caixa Geral de Aposentações, com mais alguma venda de património, acabará por ser cumprido.
O mais importante, contudo, é que já se deitou por terra todo o trabalho de contenção feito nos dois anos anteriores e a política económica mudou radicalmente.


Como Cavaco disse, tem dúvidas sobre o rumo do país e as grandes orientações estratégicas da política económica. Nós também, professor. E uma única certeza: isto não é obra do Demo, mas de um Governo e de um ministro das Finanças que vão andar por cá até ao final de 2006."

Nicolau Santos

"Expresso"

Sem comentários: