terça-feira, janeiro 25

O Debate Acerca dos Debates

Muito sintomático este debate. As televisões impõem as regras do debate político. Reparem como “O PSD aceitou hoje a proposta da SIC”. A SIC e o PSD, o PSD e a SIC. Tudo em torno, afinal, do PDS. Pois não é, afinal, Pinto Balsemão, proprietário da SIC, fundador e militante do PSD? Parece um tanto simplista demais, mas é mesmo assim.

Todos sabem que, nas eleições de 2002, Durão Barroso impôs um só debate, a dois, na SIC. Assim foi. Todos sabem que nos debates travados entre Santana e Sócrates, durante mais de um ano na SIC, Sócrates levou sempre vantagem.

Santana está encostado às cordas e vai levar, até ao fim, a campanha da vítima inocente. Pena é o sentimento que tenta instalar entre os eleitores. Triste bandeira política para um líder a quem foi dada, de mão beijada, o estatuto e a tribuna de primeiro-ministro para enfrentar uma campanha eleitoral.

Entre queixas, lamúrias e inaugurações de última hora se arrasta a campanha eleitoral do PSD. Não sei quem ganhará mais votos com o debate acerca dos debates mas não podem ser as televisões a dirigir as escolhas políticas dos portugueses. Este é um caso em que está em jogo mais do que se possa pensar: a ditadura mediática, cavalo em que jogam todos os líderes populistas.

“PSD aceita, PS recusa
O PSD aceitou hoje a proposta da SIC para um frente-a-frente entre Pedro Santana Lopes e José Sócrates no Jornal da Noite, nos dias 2 ou 3 de Fevereiro, mas o PS rejeitou e insistiu num entendimento entre as várias televisões.

«O PSD aceitou a proposta da SIC, que considera muito equilibrada e abrangente», disse à Lusa o secretário-geral dos sociais-democratas, Miguel Relvas.

Contudo, o PS continuou a fazer depender o frente-a-frente televisivo entre Santana Lopes e José Sócrates de um entendimento entre as diferentes estações, manifestando apenas disponibilidade para o debate promovido pelo Clube dos Jornalistas.”


"Expresso on line" (sempre o mesmo grupo mediático!)

Sem comentários: